GNR desmantela grupo que roubava máquinas de tabaco em cafés e restaurantes

A GNR desmantelou um grupo que se dedicava a roubar máquinas de tabaco de estabelecimentos comerciais algarvios, constituiu arguidos sete […]

A GNR desmantelou um grupo que se dedicava a roubar máquinas de tabaco de estabelecimentos comerciais algarvios, constituiu arguidos sete suspeitos de estarem envolvidos nos crimes e apreendeu diverso material roubado.

Na quarta-feira, elementos do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Portimão cumpriram três mandados de busca domiciliária e dois de busca em veículos, que visavam oito indivíduos suspeitos.

Nas buscas, feitas na sequências de um assalto que teve lugar na terça-feira no sítio do Rasmalho, a GNR recuperou a máquina furtada e apreendeu «cerca de 150 maços de cigarros, 4 televisores (LCD/Plasmas), 4 computadores, 10 telemóveis, duas viaturas e diverso material relacionado com construção civil, para além de outros artigos cuja origem ainda se investiga».

Quanto aos membros do grupo, são «quatro homens e quatro mulheres, que têm relações de parentesco entre si e idades compreendidas entre os 16 e os 40 anos, sendo que sete foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, enquanto um deles foi inquirido na qualidade de testemunha», revelou a GNR.

Para além de dinheiro e tabaco retirado do interior das máquinas, os assaltantes tinham por hábito roubar igualmente televisores e, em alguns dos casos, géneros alimentícios, como carne e mel.

Os crimes, que aconteceram um pouco por todo o Barlavento algarvio, registavam-se com maior incidência nas localidades da Mexilhoeira Grande, Figueira, Rasmalho, Monchique e Portelas, concelhos de Portimão, Monchique e Lagos.

«O modus operandi utilizado pelos suspeitos consistia no arrombamento das portas ou janelas dos estabelecimentos comerciais (cafés e restaurantes) acedendo assim às máquinas de tabaco existentes no seu interior. As máquinas eram depois arrombadas no local, ou, em alguns casos, subtraídas na sua totalidade, vindo a ser localizadas abandonadas e totalmente destruídas em zonas de mato», disse ainda .

«Com esta acção, o Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana acredita ter dado um forte golpe neste tipo de crime, sendo que as investigações irão continuar a cargo da Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Portimão da Guarda Nacional Republicana», referiu aquela força policial.

Comentários

pub