Complexo de VRSA vai fazer parte da rede nacional de Centros de Alto Rendimento Desportivo

O Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António irá integrar a rede portuguesa de Centros de Alto Rendimento Desportivo, […]

O Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António irá integrar a rede portuguesa de Centros de Alto Rendimento Desportivo, com uma vertente especializada para o atletismo.

A garantia foi dada pelo secretário de Estado do Desporto e Juventude Alexandre Mestre, durante a conferência de imprensa de abertura do Mundialito 2013, o maior torneio de futebol infantil do mundo, que decorre até ao dia 30 de março, em VRSA.

De acordo com Alexandre Mestre, o processo será gerido pela Fundação do Desporto, em parceria com um conjunto de entidades como a autarquia de VRSA, o Comité Olímpico de Portugal, a Confederação do Desporto de Portugal, o Instituto Português do Desporto e Juventude, entre outros parceiros.

Para o secretário de Estado, a inclusão de VRSA na rede de Centros de Alto Rendimento Desportivo «corrige uma injustiça que se arrasta desde 2009 e que não é imputável à autarquia vila-realense».

Atualmente, o Complexo Desportivo de VRSA constitui um centro de treino com grande capacidade de captação de praticantes estrangeiros e está identificado pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) como centro de excelência.

Encontra-se igualmente classificado como Centro de Preparação Olímpica desde 2004 e é sócio-honorário da Associação de Futebol do Algarve.

Além de ter constituído um Centro de Treino Oficial do Euro 2004, o equipamento acolheu, este Verão, os treinos de preparação das seleções olímpicas e paralímpicas de Atletismo da Grã-Bretanha (UK Athletics).

É palco frequente de treino de seleções e formações nacionais e internacionais, recebendo ainda eventos periódicos como o «Mundialito» de futebol infantil, a corrida «X Milhas do Guadiana» ou a «Taça dos Clubes Campeões Europeus de Atletismo».

Os Centros de Alto Rendimento Desportivo têm como missão dotar o país de uma rede de infraestruturas com valências especializadas e orientadas para a investigação, aperfeiçoamento e treino de praticantes de alto rendimento.

Visam ainda promover a excelência desportiva e o desenvolvimento das várias modalidades segundo padrões de nível internacional.

Comentários

pub