114 pessoas aprenderam a cultivar as «Hortas na sua Varanda»

As duas últimas sessões do curso “Hortas na sua Varanda” decorreram no passado dia 23 de fevereiro, numa iniciativa da […]

As duas últimas sessões do curso “Hortas na sua Varanda” decorreram no passado dia 23 de fevereiro, numa iniciativa da Divisão de Ambiente, Transportes e Energia da Câmara Municipal de Loulé, em colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Tavira.

Ao todo, participaram nas oito sessões do curso 114 “futuros agricultores de varanda”.

Iniciada em dezembro de 2012, a iniciativa “Hortas na sua Varanda” teve como principal objetivo munir os participantes de noções básicas sobre agricultura, destinando-se especialmente a quem vivia em apartamentos e/ou pretende-se construir uma horta num espaço pequeno. Através desta iniciativa, pretendeu-se ainda demonstrar ao público presente alguns benefícios diretos de possuir uma horta em casa ou na varanda, nomeadamente pelo facto de se passar a ter “à mão” alguns produtos mais saudáveis, que se podem tornar uma excelente alternativa para as refeições diárias, conseguindo também economizar na aquisição de bens alimentares e ter a certeza do consumo de produtos saborosos e de qualidade.

A formação foi ministrada por Ricardo Garcia, representante da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Tavira, e por Adriano Pedra, Técnico Agrícola, com vasta experiência na área.

Realizadas num contexto e ambiente que se quiseram os mais descontraídos e informais possíveis, as sessões do curso foram sempre compostas por dois momentos: uma parte inicial, mais expositiva, onde foram apresentados alguns conceitos básicos sobre agricultura, sementeira, algumas plantas, pragas, entre outros, e uma segunda parte mais prática, realizada ao ar livre, durante a qual os participantes puderam pôr em prática alguns dos conhecimentos adquiridos.

Nas sessões realizadas, os participantes tiveram oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos através da plantação em vasos com diversas espécies de plantas (morangueiros, pimenteiros, alfaces, couves, etc.), as quais levaram-nas para casa.

Todos os grupos foram muito participativos e interventivos, apresentando as suas experiências pessoais no assunto e questionando sobre dúvidas que possuíam, o que tornou estas sessões em momentos enriquecedores e de partilha de experiências e conhecimentos entre todos os intervenientes.

Comentários

pub