Portugueses são os menos adeptos de reparações e manutenções no concessionário

Mais de um europeu em dois efetua ainda a manutenção da sua viatura no concessionário que a vendeu. Portugal contradiz […]

Mais de um europeu em dois efetua ainda a manutenção da sua viatura no concessionário que a vendeu. Portugal contradiz esta tendência: mais de metade dos automobilistas (57%) não pondera efetuar a manutenção do veículo no concessionário onde a comprou. Os dados foram revelados pelo Caderno Automóvel do Observador Cetelem 2013, recentemente divulgado.

O orçamento que os consumidores consagram à manutenção automóvel não deixou de sofrer aumento, obrigando-os a procurar bons planos para este tipo de serviço. Em Portugal, os mecânicos independentes surgem como a opção em que os consumidores mais confiam.

Esta opção inscreve-se nesta mesma lógica de procura, por parte dos clientes, de alternativas que sejam interessantes para reduzir o custo da reparação ou da manutenção do veículo.

Apesar dos veículos serem cada vez mais evoluídos e melhor equipados do ponto de vista técnico, a manutenção “Faça Você Mesmo” (Faço eu mesmo / Peço a um amigo que o faça») seduz 12% dos consumidores portugueses, um número acima do da média dos oito países europeus analisados (9%).

Para que as despesas de manutenção automóvel diminuam, os consumidores europeus encaram igualmente o recurso a uma solução original: comprar as peças sobressalentes e contratar mão de obra em separado. 86% dos automobilistas portugueses concordam com esta alternativa e dizem estar dispostos a contratar somente a mão de obra do mecânico.

«Dissociar o custo das peças e o custo da mão de obra denota bem, mais uma vez, uma lógica de racionalização de custos: o pós-venda deverá enfrentar o desafio do custo “justo” para satisfazer um consumidor que, mais do que tudo, faz as suas escolhas com a mão na carteira. O relançamento da distribuição automóvel irá, assim, passar em grande parte pela capacidade que os concessionários e os vendedores tiverem de não serem só inspiradores da compra, mas serem, sobretudo, facilitadores junto dos clientes que procuram sempre informar-se sobre os condicionamentos ligados à compra e à utilização de uma viatura» afirma Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.

As análises económicas e de marketing, bem como as previsões, para o Caderno Automóvel 2013, foram efetuadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o período Maio a Junho 2012, na Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido e Turquia. No total, foram inquiridos 4.830 indivíduos (amostras representativas das respetivas populações nacionais).

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