Pintar um mural na Rua Diogo Tomé para trazer mais gente ao centro de Portimão

As colegas não têm problemas em admitir: «a ideia foi do Ruben!» Depois, explicam, «todos demos o nosso contributo». E […]

As colegas não têm problemas em admitir: «a ideia foi do Ruben!» Depois, explicam, «todos demos o nosso contributo». E foi assim que Mariana Roque, Nicoleta Sandulescu, Ruben Rodrigues e Susana Miguel, com a ajuda da professora Rosa Barracha, conceberam o projeto do mural que agora há de ser pintado no início da Rua Diogo Tomé, em Portimão, e que lhes valeu o primeiro prémio no concurso do concurso de ideias “Viva a Rua Diogo Tomé”.

A entrega dos prémios teve lugar esta manhã em plena Rua Diogo Tomé, com uma festa que contou com a presença dos alunos de Artes da Escola Secundária Poeta António Aleixo, entre os quais decorreu o concurso promovido pela Portimão Urbis, de professores, técnicos ligados à reabilitação urbana, autarcas, nomeadamente o presidente da Câmara Manuel da Luz, e, muito importante, os comerciantes resistentes que ainda continuam de portas abertas naquela conhecida rua do centro de Portimão.

Lucinda Caetano, arquiteta e administradora da empresa municipal Portimão Urbis, responsável pelo projeto «Por Ti», de regeneração urbana, disse esperar que «esta seja a primeira de muitas festas de rua que vamos fazer em coletivo».

«Este projeto de incentivo à reabilitação foi lançado em 12 de dezembro de 2012 e em fevereiro, dois meses e meio depois, já temos os primeiros resultados. Isto só prova que, mesmo em crise, se estivermos todos juntos, vamos conseguir fazer muita coisa», acrescentou aquela responsável.

Manuel da Luz, presidente da Câmara, começou por «dar os parabéns, já que não posso dar mais nada», tendo depois salientado que este projeto «Viva a Rua Diogo Tomé» é, antes de mais, «um ato de cidadania», que envolve a escola, os alunos e os comerciantes, tudo para dar nova vida àquela rua.

O autarca manifestou a sua satisfação por ver que há «jovens e professores interessados na vida da cidade, e em melhorá-la».

Bem menos convencida, embora participando ativamente, estava Cremilde Andrez, proprietária da pastelaria «Bolos & Vitaminas», frente à qual se situa a parede que irá agora ser pintada com o mural da autoria do grupo de jovens estudantes.

«Se tudo o que foi dito aqui corresponder mesmo a um objetivo de dinamizar e pôr a cidade a mexer, acho ótimo», disse a empresária ao Sul Informação. «Mas o que eu vejo é uma cidade cada vez mais deserta. Quem se mantém aqui tem que fazer um esforço muito grande. Não é por acaso que fecham lojas em catadupa».

E basta olhar para os cerca de 150 metros da Rua Diogo Tomé, entre a Rua Direita e a Alameda, para constatar esta evidência: nesta curta artéria há sete lojas fechadas, a acumular pó e algumas já com graffitti a “decorar” as suas montras vazias.

«A Câmara tem que criar atrativos para reabilitar esta zona da cidade e o próprio comércio tradicional», salienta Cremilde Andrez. «Não se podem ficar por estas coisas que são pouco mais que cosmética». E os comerciantes, o que podem fazer? «Temos que nos reinventar todos os dias!», assegura.

 

«Viva a Rua» vai continuar noutros locais

 

À margem desta festa, Lucinda Caetano salientou, em declarações ao Sul Informação, que o projeto «Viva a Rua Diogo Tomé» é o «exemplo máximo do nosso conceito de regeneração urbana», prometendo para breve outras iniciativas. O próximo «Viva a Rua» será no Largo 1º de Maio, onde se situa a Câmara de Portimão, com uma intervenção num edifício que pertence à própria Portimão Urbis.

Este projeto, que é apenas uma das vertentes das intervenções de reabilitação urbana em curso ou futuras, tem três aspetos, explicou: «Pinta, Cria, Mostra». O primeiro passa pela pintura de fachadas de casas e prédios, contando para isso com a colaboração de um dos parceiros do projeto, as tintas CIN.

O concurso que envolveu os alunos de Artes da Secundária Poeta António Aleixo insere-se no «Cria», enquanto o «Mostra» pode passar, por exemplo, «pela colocação de grandes telas de publicidade em alguns prédios degradados, uma ação que pode até ser um privado a propor», acrescenta Lucinda Caetano.

Tendo em conta o número crescente de lojas fechadas nas ruas do centro da cidade, vai ainda ser criada uma espécie de Bolsa de Imóveis. «Depois tanto a Urbis como a Câmara vão potenciar eventos culturais nestes espaços e voltar a colocados no mercado, de modo a promover a sua ocupação», concluiu.

 

A ideia nasceu, foi premiada e agora só falta a pintura do mural

 

Como já se viu antes, o Ruben Rodrigues teve a ideia e depois o grupo, constituído ainda pela Mariana Roque, Nicoleta Sandulescu e Susana Miguel, desenvolveu-a. «Ele disse: e se a gente desenhasse um barco? Depois fomos pesquisar, para ver como são os barcos de pesca em Portimão e chegámos a alguns pormenores, como o olho e a cruz. Fomos também à doca, para ver e fotografar, e aí chegámos a esta ideia das gaivotas», explicaram os vencedores ao Sul Informação.

Quanto às cores sépia com que há de ser pintado o mural foram escolhidas «para que o mural não tivesse assim um impacto demasiado grande».

Isabel Rodrigues, diretora da Escola Secundária Poeta António Aleixo, salientou ter sido «uma felicidade para nós, escola, termos sido convidados para o projeto».

As professoras Rosa Barracha e Mónica Silva, de Oficina de Artes e Oficina Multimédia, foram as responsáveis pela coordenação dos trabalhos dos 12 grupos concorrentes. «Foi muito interessante, até para nós, esta ligação das duas disciplinas, a trabalhar em conjunto num projeto comum, juntando as velhas e as novas tecnologias», explicou Rosa Barracha.

«Estamos habituadas a estar sozinhas, cada uma com a sua área, mas aqui trabalhámos em conjunto», acrescentou Mónica Silva.

O concurso recebeu 12 propostas, que estiveram expostas para votação na Casa Manuel Teixeira Gomes, tendo resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Portimão e a Escola Secundária Poeta António Aleixo, cujos alunos da área de Artes foram convidados a contribuir com ideias para a melhoria da imagem da cidade, com especial atenção para a valorização do património e para a vivência da Rua Diogo Tomé.

Os prémios atribuídos aos jovens estudantes foram oferecidos pelos parceiros do projeto: Viarco, Autódromo Internacional do Algarve, Tintas CIN, Portimonense Sporting Clube, Algarcine e Livrarias Bertrand.

 

Notas à margem:

>>>CIN – a marca de tintas integra a Bolsa de Fornecedores do projeto «Por Ti» e dá 60% de desconto a quem quiser pintar a sua casa dentro da área de reabilitação.

 

>>>Durante todo o dia de hoje, para dinamizar o comércio local, as pastelarias Mundo do Café, Panificadora Portimonense e Bolos & Vitaminas, todas localizadas na Rua Diogo Tomé, terão uma promoção especial.

Mas Cremilde Andrez, da pastelaria «Bolos & Vitaminas», que está a oferecer um café e um bolo (todos deliciosos e algarvios) por 1,40 euros, diz que vai manter a promoção por mais dias.

 

>>>A festa da entrega dos prémios começou com uma dramatização cénica da lenda “Diogo Thomé”, feita por um dos atores da associação local Guardiões do Destino.

 

Os prémios:

 

GRUPO 5 – 1º CLASSIFICADO

Mariana Roque

Nicoleta Sandulescu

Ruben Rodrigues

Susana Miguel

 

PRÉMIOS

4 Estojos Viarco – Viarco

4 Voucher – 5€ Bertrand – Bertrand

4 Voucher – 1 Corrida de Kart – Pakalgar

4 Voucher – 1 Entrada cinema – Algarcine – Cinemas de Portimão

4 Voucher – 1 Entrada Dupla Jogo– Portimonense

– Entrega dos certificado e prémio de participação às restantes equipas classificadas (15 elementos);

– Revelação das propostas classificadas

 

GRUPO 8 – 2º CLASSIFICADO

Carolina Eusébio

Jack Ferreira

Tânia Duarte

Débora Costa

 

GRUPO 10 – 3º CLASSIFICADO

Raquel Domingos

Mariana Nascimento

Hyrina Pereira

 

GRUPO 11 – 1ª Menção Honrosa

Carlota Duarte

Carolina Vieira

Inês Oliveira

Marta Chaves

 

GRUPO 9 – 2ª Menção Honrosa

Daniela Sobral

Samuel Silva

Tiago Bento

Rodrigo Luz

 

– Entrega dos certificados e prémio de participação aos restantes alunos (26 elementos);

Catarina Santos

Daniel Rocha

Mara Marreiro

Ana Rita Amado

Inês Silva

Ismael Djaló

Mara Páscoa

Raquel

Carina

Daniela

David

Concha Reis

João Gonçalves

Natacha Mendeiros

Pedro Catarino

Adriana José

Ana Tito

Inês Mitelo

Paulo Costa

João Arez

Kevin Lerens

Mariana Duarte

Nathalie Paiva

Catarina Veríssimo

Catarina Gonçalves

Cristina Relvas

 

PRÉMIO DE PARTICIPAÇÃO

1 Lápis – Viarco

1 Entrada Dupla Jogo– Portimonense

 

Veja mais fotos aqui ou na Galeria em Destaque na coluna aqui ao lado >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

 

 

Comentários

pub