Ciência Viva de Faro convida namorados e foliões a passar no centro em fevereiro

Em fevereiro, será possível festejar o Carnaval e perceber como namoram diferentes seres vivos ao lado da pessoa amada, no […]

Em fevereiro, será possível festejar o Carnaval e perceber como namoram diferentes seres vivos ao lado da pessoa amada, no Centro de Ciência Viva do Algarve.

O espaço de divulgação científica de Faro vai promover um conjunto de iniciativas ao longo do mês, com programas especiais no Dia dos Namorados e para os foliões.

Antes de se dar destaque aos “pombinhos” e se abrir as portas à criatividade característica do Carnaval, vai ser dado destaque a um elemento que até costuma estar presente tanto nos jantares românticos (de humanos, claro) como nos festejos do Entrudo: o vinho.

No dia 9 de fevereiro, entre as 20 e as 22 horas, o enólogo Rúben Pinto da Adega do Cantor vai promover a oficina de trabalho «Da Uva à Garrafa», que pretende dar a conhecer mais sobre a videira, a constituição do cacho, a evolução da maturação, a marcação da vindima, a vinificação e as condições de engarrafamento. «Aprenda como apreciar vinhos: brancos, rosés e tintos», desafiou o CCV do Algarve.

No dia 10, o domingo antes do carnaval, decorre ao longo de todo o dia um concurso de disfarces sobre o tema «Torna-te um Cientista». Além de um registo fotográficos dos participantes, haverá prémios surpresa.

No dia de São Valentim, 14 de fevereiro, o CCV de Faro promove a iniciativa «Namoriscando», onde pretende dar a conhecer como “namoram” e se reproduzem as espécies dos nossos aquários e estufa. «Receberá também um bonito coração de origami para oferecer ao (à) seu (sua) namorado(a)!», anunciou o centro.

Ainda para o público em geral, haverá as sessões mensais de astronomia, com observação de estrelas e do Sol, que em fevereiro terão lugar na noite de 22 de fevereiro e na tarde de dia 23.

 

Crianças vão ser agentes secretos por um dia

Para os mais novos, o CCV do Algarve promove Tardes de Ciência todos os sábados, dedicadas a crianças dos 5 aos 11 anos. Hoje, dia 2 de fevereiro, será promovida a iniciativa «Tardes Pegajosas», que propõem atividades com materiais como pega monstros, cola feita com leite e outras atividades onde a química vai estar presente.

No próximo sábado, dia 9, a tarde será dedicada às «Máscaras de Carnaval», com o centro a ajudar os mais pequenos a fazer e decorar os seus disfarces utilizando materiais reciclados como papel, copos, balões purpurina, tintas e muita imaginação.

No dia 16, o CCV do Algarve desafia as crianças a tornar-se «Agentes Secretos». Nesta iniciativa as crianças vão aprender como se encontram impressões digitais, como de descodificam mensagens secretas feitas de números, letras e sons e como se extrai o ADN da saliva.

Na última Tarde de Ciência do mês, a 23 de fevereiro, o tema são os «Jogos Tradicionais» e será dado a conhecer como é que os nossos avós brincavam e como faziam os seus próprios jogos. «Será que há alguma ciência por detrás destes jogos? É isso que vamos descobrir pondo os sentidos e a imaginação a funcionar», anunciou o CCV.

Comentários

pub