Centro Hospitalar do Barlavento promove respostas para cidadãos portadores de deficiência

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio dotou o Serviço de Medicina Física e de Reabilitação dos […]

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio dotou o Serviço de Medicina Física e de Reabilitação dos meios necessários para a elaboração de um Programa de Recuperação de Lista de Espera de Utentes com necessidades em termos de tecnologias de apoio por motivo de amputação.

Este programa, cuja execução foi dada como terminada no final do passado mês de Janeiro, correspondeu a um esforço económico global de cerca de 24 mil euros.

O programa abrangeu 14 utentes amputados, a quem foi confecionada e entregue a respetiva prótese, e 27 utentes mastectomizadas, que aguardavam a sua prótese estética.

Estes casos aguardavam a sua prótese, em algumas situações, há cerca de dois anos, revelou o CHBA em nota de imprensa.

Este programa externo destinou-se a utentes já na comunidade e atendidos no CHBA, em regime de ambulatório.

Em complemento, o Conselho de Administração criou uma via direta e desburocratizada para a ortotização urgente de utentes (1), em internamento, com instabilidade vertebral, tendo a resposta sido, em média, inferior a 72 horas entre a deteção do pedido e a ortotização final, num universo de 12 utentes.

A equipa de gestão do CHBA determinou ainda que, dentro das possibilidades económicas da instituição, será garantida a sustentabilidade deste programa e, em 2013, a sua ampliação a um programa de posturação assistida (2), «de igual importância e retorno social», em termos de capacitação da pessoa portadora de deficiência para uma participação mais ativa e plena do seu ambiente familiar, social, profissional ou educativo.

Nesse sentido, foi estabelecida uma parceria com Centro Regional de Segurança Social do Algarve, no sentido de unir esforços e complementar sinergias que promovam o acesso, às crianças e jovens do Barlavento Algarvio, portadores de incapacidades severas, a tecnologias de apoio, consideradas necessárias ao cumprimento dos respetivos programas de reabilitação médico-funcional e sócio-educativo.

O Conselho de Administração do CHBA admite que «esta ação não se limitará ao ano de 2013, pois não se esgotarão, num ano, todas as necessidades específicas e prementes dos cidadãos barlaventinos com incapacidade ou portadores de deficiência severa».

E sublinha que se trata de «um programa de grande importância que pressupõe uma continuidade sustentada e planeada e que contribui, sobremaneira, para uma aproximação relevante à população, às suas necessidades específicas e carências com os meios disponíveis, sentido de responsabilidade e missão e uma grande vontade de fazer mais».

 

Notas:

(1) «ortotização urgente de utentes, em internamento, com instabilidade vertebral” – ou seja Colocação de um aparelho (ortótese – um colete) para estabilização da coluna em doentes internados – com instabilidade vertebral – que é provocada por metástases na coluna.

(2) «programa de posturação assistida» – ou seja programa destinado a pessoas com incapacidade para se sentarem e que necessitam de ortóteses (colete) para conseguirem apoiar o corpo nessa posição.

Comentários

pub