Ruben Faria foi 2º na etapa do Dakar2013

O piloto algarvio Ruben Faria (KTM) foi hoje 2º classificado na 6ª etapa do Dakar2013, que ligou Arica a Calama, […]

O piloto algarvio Ruben Faria (KTM) foi hoje 2º classificado na 6ª etapa do Dakar2013, que ligou Arica a Calama, ganha pelo chileno Lopez, outro piloto da KTM.

Aliás, esta foi a marca que hoje esteve em destaque na etapa, já que o 3º lugar foi assegurado pelo francês Cyril Despres, o chefe de fila da equipa de Ruben.

Apesar da boa performance na tirada de hoje, o algarvio desceu uma posição na Geral, para 5º lugar.

O segundo melhor português – na etapa e na geral – foi Hélder Rodrigues, que concluiu em 8º, e subiu um lugar, para 10º na tabela classificativa.

Mário Patrão foi 22º e é 41º na geral, enquanto Paulo Gonçalves, que chegou a comandar a primeira secção da especial de hoje, acabou por concluir em 47º (27º geral).

A etapa teve um total de 767 km. A especial cronometrada estava dividida em duas secções, uma com 229 km e outra com 129 km.

Mais uma vez neste Dakar, a estratégia da equipa oficial KTM/Red Bull funcionou em pleno, com Ruben Faria a fazer uma corrida de trás para a frente, terminando a etapa na segunda posição, atrás de Lopez e logo à frente de Cyril Despres.

Com um ritmo rápido e constante, Ruben Faria cedo saltou para os primeiros lugares, controlando sempre de perto o andamento dos seus adversários e principalmente de Cyril Despres, para não o ultrapassar na especial.

Neste momento, a luta pelos primeiros lugares neste Dakar está ao rubro, com Ruben Faria a fazer parte dos pilotos que irão lutar até final num lugar no pódio, nunca esquecendo o seu papel de aguadeiro de Cyril Despres.

Ruben Faria comentou: “Perfeito! É o que posso dizer sobre esta Etapa. Mais uma vez definimos uma estratégia e mais uma vez resultou em pleno. Uma Etapa difícil com muita pedra e muito pó. Consegui um bom ritmo de corrida mas sempre com uma grande margem de segurança e sempre a controlar a corrida do Cyril. Quero aproveitar este excelente resultado para agradecer a toda a equipa KTM / Red Bull pelo brilhante trabalho que têm feito todos os dias não só nas motos mas também comigo e com o Cyril, comida excelente e massagens milagrosas no final de cada Etapa. Aos meus patrocinadores e fãs o resultado de hoje é para vocês! Obrigado por todo o vosso apoio!”

Amanhã, disputa-se a 7ª etapa entre Calama e Salta que terá um total de 806 km, dos quais 220 km de especial cronometrada.

É uma etapa que vai subir à Cordilheira dos Andes até aos 4975 metros de altura. Será uma etapa muito rápida. A primeira moto irá para a estrada às 4h30 locais, 9h30 em Portugal continental.

Classificação 6ª etapa
1º Lopez KTM 03:36:21
2º Ruben Faria KTM 03:38:55
3º Despres KTM 03:40:09

Classificação geral após a 6ª etapa
1º Pain Yamaha 15:35:23
2º Despres KTM 15:37:45
3º Casteu Yamaha 15:40:11
(…)
5º Ruben Faria KTM 15:43:58

Comentários

pub