Quinta Pedagógica de Portimão recebeu em 2012 mais de 37 mil visitas

Durante o ano passado, a Quinta Pedagógica de Portimão recebeu um total de 37.899 entradas, na sua maioria crianças e […]

Durante o ano passado, a Quinta Pedagógica de Portimão recebeu um total de 37.899 entradas, na sua maioria crianças e jovens de todo o Algarve que participaram nas muitas atividades realizadas nas vertentes da educação, saúde, agropecuária e de lazer.

Ao vocacionar o seu desempenho para a redescoberta de práticas e comportamentos do mundo rural, visando contribuir para uma melhor educação cívica e consciência ambiental, a Quinta promoveu mais de 500 atividades regulares, entre visitas guiadas e ateliês, da confeção de pão à participação em sementeiras e a alimentação e tratamento de animais, entre outras experiências únicas.

Na vertente da ação social, foram distribuídos mais de 700 kg de produtos hortícolas pelo Centro de Convívio da Aldeia das Sobreiras, Lar Bom Samaritano, Lar de Nª Srª da Conceição, CRACEP e Lar de Idosos da Raminha/CATRAIA – Centro de Acolhimento Temporário para Crianças em Risco, entre batatas, limões, uvas, tomates, couves, ervilhas, favas, nabos e outros bens alimentares, tendo ainda sido feitas algumas entregas pontuais a escolas do município de Portimão.

Por outro lado, foram vendidos em vários eventos doces e compotas produzidos com pêssegos, ameixas, abóboras e tomates originários da Quinta, funcionando uma banca no Mercado da Av. S. João de Deus destinada à divulgação dos produtos e das atividades e serviços disponibilizados.

Destaque para a área psicoterapêutica, com a realização regular de sessões de hipoterapia, asinoterapia e outras terapias assistidas por animais, bem como atividades adaptadas e dirigidas a pessoas com diagnósticos de incapacidade física e/ou mental, fobias diversas, baixa autoestima, dificuldades relacionais, necessidades educativas especiais, entre outros diagnósticos.

O projeto “Férias Desportivas Jovens Excecionais” realizou-se pelo terceiro ano consecutivo no espaço da Quinta Pedagógica, onde algumas dezenas de participantes com diagnósticos diversos usufruíram de uma série de atividades lúdico-desportivas.

Referência ainda para a realização de atividades específicas durante os períodos das férias escolares, assim como para a organização de festas de aniversário das crianças, que têm a oportunidade de viver um dia diferente e muito especial.

Comentários

pub