Imagem do Algarve como destino turístico seguro reforçada após reunião com Safe Communities

O presidente da associação Safe Communities Algarve (SCA) David Thomas reuniu-se na passada semana com o presidente do Turismo do […]

O presidente da associação Safe Communities Algarve (SCA) David Thomas reuniu-se na passada semana com o presidente do Turismo do Algarve Desidério Silva, com o intuito de definir estratégias e parcerias para ajudar a manter e promover a imagem do Algarve como um destino seguro.

Para David Thomas, «a prevenção é da responsabilidade coletiva, e por isso é crucial educar a comunidade residente, bem como os visitantes», disse no encontro que serviu para recolher sugestões e trocar impressões para tornar o Algarve numa região ainda mais segura.

Esta associação trabalha em estreita articulação com a PSP e a GNR na área da prevenção e empenha-se ainda em retificar informação negativa que passa para os media, o que pode influenciar de uma forma negativa os potenciais turistas.

Organizar debates destinados a empresas gestoras de condomínios e criar uma área comum a entidades e empresários na zona de chegadas do Aeroporto de Faro, com informações sobre a oferta da região e conselhos sobre boas práticas durante as férias, foram outras das iniciativas discutidas por esta associação.

A Safe Communities Algarve também se encarrega de divulgar a toda a comunidade estrangeira residente na região o programa «Residência Segura» da GNR, que tem por objetivo fornecer uma resposta rápida a emergências e residências em locais isolados, e que são na sua grande maioria estrangeiras.

«O Algarve é um destino seguro, mas queremos reforçar essa mensagem a todos os que nos procuram», afirma Desidério Silva, salientando que as ações de sensibilização deverão ser estendidas às numeras comunidades estrangeiras residentes no Algarve.

A próxima iniciativa calendarizada para debater o tema é um seminário organizado pela SCA que decorrerá no dia 13 de fevereiro em São Brás de Alportel. Contará com a presença das autoridades de segurança locais, da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e do Turismo do Algarve.

Comentários

pub