Castello-Lopes fecha salas de cinema em Portimão e na Guia (atualizado)

Quem estava à espera de poder ver a estreia do filme «Lincoln» nos cinemas do Algarve Shopping, na Guia (Albufeira), […]

Quem estava à espera de poder ver a estreia do filme «Lincoln» nos cinemas do Algarve Shopping, na Guia (Albufeira), é melhor desistir da ideia. É que as nove salas de cinema que a Socorama Castello-Lopes mantinha naquele centro comercial estão entre as 49 que serão encerradas em todo o país, na quinta-feira, dia 31 de janeiro.

Quanto às seis salas de cinema do Centro Comercial Continente, em Portimão, essas já fecharam no dia 2 de janeiro deste ano, segundo confirmou fonte da administração daquele espaço.

Com estes fechos, ao que o Sul Informação apurou, deverá ser afetada perto de uma dezena de trabalhadores só no Algarve, que serão despedidos ou cujos contratos não serão renovados.

O nosso jornal já contactou com o departamento de Comunicação da Sonae Sierra, a empresa proprietária dos dois centros comerciais em causa, para saber se, com o fecho das salas até agora exploradas pela Socorama Castello-Lopes, serão mantidos os serviços de cinema, ainda que com outra empresa exibidora, e a partir de quando isso acontecerá.

Ilídia Duarte, assistente de marketing do Algarve Shopping, em resposta enviada por email ao Sul Informação, disse que «não existe acordo com o operador para a continuidade da exploração dos cinemas, pelo que se perspetiva o seu encerramento a curto prazo. Estão em análise diferentes opções de exploração deste espaço que esperamos se traduza numa abertura do mesmo em breve».

Uma resposta em linha com o comunicado de três pontos divulgado hoje pelo grupo empresarial, a que o nosso jornal teve acesso, e que diz que «a Sonae Sierra confirma não ter chegado a acordo com o operador dos cinemas Castello-Lopes para a continuidade de exploração dos cinemas nos centros comerciais da Empresa onde este operador está presente pelo que o encerramento das salas deverá acontecer em breve».

«Durante anos de contrato, a Sonae Sierra apoiou regularmente a Castello Lopes com o intuito de viabilizar a operação dos cinemas. No entanto, e apesar do apoio dado, a Castello Lopes acumulou uma dívida de valor muito elevado e não reuniu outras condições necessárias à viabilização da operação dos cinemas».

Entretanto, o comunicado confirma que «estão em análise diferentes opções de exploração destes espaços que esperamos se traduza numa abertura dos mesmos a curto prazo».

A Socorama Castello-Lopes vai encerrar até quinta-feira 49 das 106 salas de cinema que detem em todo o país, levando ao despedimento de 75 trabalhadores.

A decisão, de acordo com a informação daquela empresa exibidora, afeta os complexos de cinema localizados em centros comerciais do Gupo Sonae emViana do Castelo, São João da Madeira, Covilhã, Leiria, Loures, Seixal, Guia e Ponta Delgada.

No entanto, o Sul Informação sabe que a decisão afeta ainda os cinemas na Guia (Albufeira) e no CC Continente em Portimão, que aliás já estão fechados desde 2 de janeiro.

Em contacto feito hoje ao final da manhã com os cinemas do Algarve Shopping, o nosso jornal foi informado que não estão programados quaisquer filmes de estreia para a próxima quinta-feira. As razões não foram adiantadas, mas têm a ver com o fecho das salas.

No ano passado, no âmbito do investimento de 5,7 milhões de euros que fez no Centro Comercial Continente de Portimão, a Sonae Sierra melhorou o acesso às seis salas de cinema que têm 840 lugares, «com a introdução de escadas rolantes a partir da área de restauração, reforçando a ligação entre os dois espaços, que apresentam elevados níveis de procura por parte dos visitantes».

Na Guia, o Algarve Shopping, por seu lado, disponibiliza nove salas, com 1117 lugares no total.

Com o fecho destas 15 salas em Portimão e na Guia, os habitantes do Barlavento algarvio que queiram ver cinema passam a contar apenas com as duas salas da Algarcine Cinemas de Portimão, na avenida Miguel Bombarda, nesta cidade, exploradas por um exibidor independente, ou com as salas do Fórum Algarve, em Faro, a cargo da SBC.

A Socorama Castello-Lopes detem 106 salas de cinema em todo o país e em 2012 registou 12,6 milhões de euros de receita bruta de bilheteira. Só no Algarve, a empresa explorava 15 salas de cinema, nos dois centros comerciais da Guia e de Portimão.

Apesar de ser a segunda maior exibidora, atrás da Zon Lusomundo Cinemas, a Castello-Lopes registou uma quebra de 1,7 milhões de euros em relação a 2011.

De acordo com dados do Instituto do Cinema e Audiovisual de 2012, a empresa registou também quebras – por retração do consumo dos portugueses – de cerca de 375 mil bilhetes vendidos.

 

Atualizado às 15h20, acrescentando a informação prestada pelo Algarve Shopping

Atualizado às 15h51, acrescentando o teor do comunicado da Sonae Sierra

Atualizado às 16h03, acrescentando a data de fecho dos cinemas no CC Continente em Portimão

 

 

Comentários

pub