Nadadores do Louletano sagram-se campeões nacionais na 2ª Divisão

Nathan Keith Theodoris, com três vitórias nos 100m costas, 200m livres e 200m costas, Thomas James Litten, que venceu as […]

Nathan Keith Theodoris, com três vitórias nos 100m costas, 200m livres e 200m costas, Thomas James Litten, que venceu as provas de 200m estilos e 200m bruços, e ainda Carolina Sofia Lopes, nos 100m costas, foram os três nadadores algarvios que se sagraram campeões nacionais nessas provas no Campeonato Nacional da 2ª Divisão de natação, disputado nos dias 21 e 22, em Santo António dos Cavaleiros.

Com estes resultados, a que se juntaram outras boas prestações dos restantes nadadores de Loulé, a formação do Louletano/Loulé Concelho alcançou o 5º lugar por equipas, em masculinos (o 1º lugar foi para o Colégio Vasco da Gama), e o 7º lugar, em femininos (1º lugar para o Gespaços). Os louletanos mantiveram-se assim na 2ª Divisão nacional de natação.

O mesmo objetivo foi alcançado pelo Clube de Natação de Olhão, que terminou o Campeonato Nacional da 2º Divisão em 10º, mantendo-se nesta divisão.

Em destaque, no Clube de Natação de Olhão, esteve João Duarte Santos, que foi 3º na prova de 200m livres (ganha por Nathan Thoedoris, do Louletano), o mesmo posto alcançado pelo nadador olhanense nos 200m mariposa.

Além dos resultados já referidos, os atletas do Louletano estiveram ainda em boa forma noutras provas. Assim, a equipa de estafetas constituída por Carolina Sofia Lopes, Cátia Raquel Martinheira, Ines Pugsley Ferreira e Rute Rocha Inês foi 2ª na prova de 4 x 100m Estilos, Carolina Lopes foi também 2ª em 50m livres, a mesma posição alcançada por Thomas James Litten nos 400m estilos.

Nos 200m mariposa, Cátia Martinheira foi 3ª classificada, o mesmo posto conseguido por Rute Inês, nos 200m costas, e pela equipa louletana nos 4 x 100m Estilos, com os nadadores Nathan Keith Theodoris, Ricardo Sousa Filipe, Thomas James Litten e Tiago Mestre Faisca.

Estes campeonatos foram disputados na Piscina Municipal de Santo António dos Cavaleiros, numa competição organizada pela Federação Portuguesa de Natação e Associação de Natação de Lisboa, com o apoio das Câmaras Municipais de Loures e de Lisboa.

A 1.ª Divisão é disputada por oito clubes, em masculinos e femininos, estando o título nacional feminino nas mãos do FC Porto há quatro épocas consecutivas e o masculino foi conquistado pela primeira vez pelo Sporting na época passada. Os dois últimos classificados em masculinos e femininos são despromovidos à 2.ª Divisão.

No escalão secundário, estão 16 equipas em competição em cada sector e os dois primeiros classificados ascendem à 1.ª Divisão na próxima época e os quatro últimos descem à 3.ª Divisão.

 

Veja aqui os resultados do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, bem como os resultados femininos e masculinos.

 

Comentários

pub