Documentário «É p’ra rir! O que é feito do Teatro de Revista?» passa hoje na RTP2

A RTP2 exibe este domingo, dia 30, às 21h00, o documentário «É p’ra rir! O que é feito do Teatro […]

A RTP2 exibe este domingo, dia 30, às 21h00, o documentário «É p’ra rir! O que é feito do Teatro de Revista?», de José Mendes e Paulo Seabra.

Com uma história longa de 160 anos, o Teatro de Revista, desde o início, conquistou o estatuto do mais popular género de espetáculo do país.

É um formato abrangente, onde tudo cabe: a representação, música, a dança ou a fantasia. De maneira aberta ou nas entrelinhas, conforme os ditames da política e dos seus devaneios de censura.

A revista denunciou e criticou as “coisas da nação” fazendo rir e dando a pensar. E ainda hoje o faz. Mas até que ponto a degradação física do Parque Mayer (o seu lugar de eleição que em 2012 festeja 90 anos) reflete o declínio ruinoso do teatro de revista?

E o que é preciso para fazer uma grande revista nos dias de hoje?

«É p’ra rir! O que é feito do Teatro de Revista?» é um inquérito em forma de documentário, no qual figuras como Francisco Nicholson, Fernando Mendes, José Raposo, Marina Mota, Maria João Abreu e o jovem Flávio Gil põem os pontos nos is sobre como o passado pesa sobre a revista de hoje como um fantasma.

Enquanto pelo país fora as sociedades recreativas continuam a manter vivo o género em regime amador, mas com um entusiasmo contagiante, a revista divide-se agora entre procurar novos caminhos ou deixar-se ficar onde está.

E há-de viver o tempo que durar a alma de um povo se conseguir fazer mais do que dar à perna dignamente para não estrebuchar moribunda.

Um documentário de
José Mendes e Paulo Seabra

Argumento
José Mendes

Produtor
Paulo Martins

Realização
Paulo Seabra

 

Comentários

pub