Sagres recebe apresentação do livro «Portugal Surf Guide»

O livro «Portugal Surf Guide», primeiro guia de surf português, da autoria de António Pedro de Sá Leal e Francisco […]

O livro «Portugal Surf Guide», primeiro guia de surf português, da autoria de António Pedro de Sá Leal e Francisco Cipriano, vai ser lançado em Sagres, no hotel Memmo Baleeira, no próximo sábado, dia 24 de novembro, às 19h00.

Depois da apresentação do passado dia 11 de outubro em Peniche, no Campeonato do Mundo de Surf, e de uma apresentação em Lisboa na FNAC do Colombo, no passado dia 9, o «Portugal Surf Guide» será agora ser apresentado no Algarve, num momento que será também de reunião da comunidade surfista desta área do país.

Portugal é hoje um país central no surf mundial e um destino de surf por excelência, com ondas para todo o tipo de surf, desde o nível profissional ao de principiante.

Foi por esta razão que António Pedro de Sá Leal e Francisco Cipriano fizeram o primeiro guia bilingue dos melhores locais para surfar em Portugal continental e ilhas.

Adequado para todos os surfistas, desde os mais experientes aos iniciados, este guia visa preencher um espaço importante na estruturação da oferta de ondas em Portugal e, sobretudo, internacionalmente, ao assumir-se como o primeiro inventário completo dos locais que apresentam boas condições para a prática do surf.

Em simultâneo, pretende dar contributo para uma visão de conjunto do surf no nosso país, promovendo de uma forma simples, direta e eficaz, Portugal como destino de surf.

Este guia, embora tenha recorrido às fontes de informação disponíveis, tem um caráter essencialmente exploratório, baseado numa experiência única vivida pelos autores que visitaram todos os locais referenciados de Norte a Sul do país incluindo as ilhas.

O «Portugal Surf Guide» assume um formato portátil, numa edição bilingue português/inglês, pronto para levar na próxima surf trip em Portugal. A edição está a cargo da Uzina Books e já está à venda.

O «Portugal Surf Guide» foi organizado em sete capítulos regionais, um para cada região Portuguesa: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira.

Em cada região, apresenta com a descrição das principais características do surf e identifica os locais de surf apresentando a visualização gráfica da respectiva localização, recorrendo a um realce do mapa de Portugal.

Em cada local são tratados os elementos fundamentais da onda: consistência, tipo de onda, crowd, melhor ondulação, melhor vento e melhor maré, ao mesmo tempo que são fornecidas informações sobre o local, isto é, condições de acessibilidade, amenidades e estacionamento.

De modo a complementar a descrição, o guia conta com depoimentos de surfistas locais, sublinhando a importância de cada local para a prática do surf. Os spots são também acompanhados de uma fotografia que ilustra a onda no seu pleno funcionamento.

O rigor da qualidade fotográfica marca também o «Portugal Surf Guide», estando este trabalho a cargo do André Carvalho, nome de destaque na fotografia de surf. André Carvalho tem fotografias publicadas em várias revistas de surf e apresenta aqui um trabalho cuidado na ilustração do universo das ondas portuguesas.

Prontos para começar a viagem?
Para saber mais visite: www.portugalsurfguide.pt

 

 

 

Comentários

pub