Modelos escolares alternativos vão ser debatidos na Universidade do Algarve

A Universidade do Algarve (UAlg) vai receber no dia 7 de novembro, quarta-feira, às 14h30 o debate «As Novas Escolas», […]

A Universidade do Algarve (UAlg) vai receber no dia 7 de novembro, quarta-feira, às 14h30 o debate «As Novas Escolas», iniciativa organizada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, que contará com oradores de diferentes nacionalidades, que irão falar sobre diferentes formas de organização das escolas ou do sistema de ensino. O debate será no Grande Auditório do Campus das Gambelas da UAlg, situado em Faro.

O painel do evento será composto pela  norte-americana Margaret Raymond, especializada em política educativa, que falará da experiência das charter schools, por Simon J. Steen, especialista holandês, que discutirá o modelo vigente na Holanda e por Alexandre Homem Cristo, que apresentará um estudo sobre as principais características de vários modelos de gestão escolar no mundo. Helena Quintas será a moderadora do debate.

«“Novas Escolas” são formas diferentes de organização da escola ou do sistema de ensino, na possibilidade de escolha da escola pelas famílias, na organização e autonomia da escola, no financiamento, etc., que têm emergido em vários países do mundo. Em Portugal, persiste um modelo centralizado de gestão escolar. Serão apresentados e discutidos vários modelos internacionais de novas formas de organização da escola, procurando evidenciar as características que os distinguem bem como responder a questões como: têm mais ou menos sucesso que as outras? Serão estes modelos melhores do que um modelo centralizado? Em que medida e em que aspetos?», explicou a organização, num comunicado.

Este debate insere-se no ciclo de Conferências da Educação que tem vindo a ser promovido pela Fundação presidida por António Barreto e «é dirigida a pais, professores e todos os interessados no processo educativo».

 

Breves biografias dos oradores:

Margaret E. Raymond é directora do Center for Research on Education Outcomes (CREDO), na Universidade de Stanford, que analisa as reformas educativas nos Estados Unidos da América. A sua missão é incrementar a quantidade e qualidade da informação sobre o impacto das inovações educativas nos resultados dos alunos até ao 12.º ano.

Simon Steen é director-geral da VBS, a Associação Nacional de Escolas Independentes na Holanda, e governador do Instituto Nacional das Escolas Comunitárias. Tem um mestrado em Direito e publicou vários artigos sobre empreendedorismo pedagógico, o direito constitucional da liberdade de educação e da liberdade de escolha dos pais na Holanda. É também presidente do Conselho Europeu de Associações Nacionais de Escolas Independentes (ECNAIS).

Alexandre Homem Cristo é licenciado em Ciência Política pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCSH-UCP), em 2008, e mestrado em Política Comparada pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), em 2011. Colaborou com o Fórum para a Liberdade de Educação, com a revista Atlântico, com o Expresso online (blogue Aparelho de Estado) e com o Público online (blogue Eleições 2009).

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