Este sábado há concentração de amigos pela defesa da Lagoa dos Salgados

Associações ambientalistas, empresas de turismo, cidadãos portugueses e estrangeiros participam amanhã, dia 20 de outubro, a partir das 15h00, numa […]

Associações ambientalistas, empresas de turismo, cidadãos portugueses e estrangeiros participam amanhã, dia 20 de outubro, a partir das 15h00, numa ação pela defesa da Lagoa dos Salgados, situada entre Silves e Albufeira.

A Lagoa dos Salgados é um local de observação de aves reconhecido mundialmente, para cuja margem oeste, no concelho de Silves, está previsto um megaempreendimento turístico.

Segundo os promotores da ação popular, o objetivo é «apoiar a luta pela proteção da Lagoa dos Salgados» e «travar o desenvolvimento sem sentido de um grande empreendimento turístico naquela zona».

Entretanto, esta semana, o Governo anunciou ter pedido à Agência Portuguesa do Ambiente um parecer quanto à pertinência de sujeitar a Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) o projeto turístico previsto para a Praia Grande, junto à Lagoa dos Salgados. O AIA não é obrigatório neste caso.

Os promotores da ação deste sábado consideram que «o maior problema no horizonte da lagoa é a iminente construção de mais um complexo turístico nas suas proximidades. A lagoa já está irremediavelmente comprometida com um empreendimento turístico e um campo de golfe na sua margem oriental, mas existe agora um projeto em marcha para a construção de um grande complexo de férias na Praia Grande, na direção oeste».

A iniciativa será, assim, uma «forma de pressionar as autoridades a agirem de uma vez por todas e protegerem a lagoa que atrai centenas de espécies migratórias e que todos os anos serve de local de nidificação para muitas aves».

«Se a Lagoa dos Salgados estivesse localizada em qualquer outro ponto do país, certamente estaria protegida pelas leis da conservação da natureza. Mas por estar ensanduichada numa zona de potencial interesse no litoral sul, tem vindo a ser alvo de consequente devastação e destruição», dizem os promotores.

Um grupo de trabalho constituído pelas associações Almargem, Liga para a Proteção da Natureza (LPN), A Rocha, Quercus e Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), promovem esta «concentração de amigos», com início marcado para a 15h00 no parque de estacionamento da Praia Grande, e que inclui palestras com especialistas em aves, bem como a possibilidade de debate público e uma sessão de encerramento da iniciativa de observação de aves mais para o final da tarde.

 

Ponto de encontro:

a zona do parque de estacionamento da Praia Grande no extremo oeste da lagoa
Coordenadas: 37º06’10.53N 8º20’11.37W no GoogleEarth

Comentários

pub