Biblioteca Municipal de Lagos está em festa

A Biblioteca Municipal de Lagos Dr. Júlio Dantas comemora, este ano, o seu 21º aniversário. Durante o mês de novembro, […]

A Biblioteca Municipal de Lagos Dr. Júlio Dantas comemora, este ano, o seu 21º aniversário. Durante o mês de novembro, altura em que este equipamento municipal abriu, pela primeira vez, portas ao público, vão decorrer diversas atividades para todos os gostos e públicos.

A Biblioteca Municipal preparou uma programação especial e diversificada para assinalar o seu aniversário, que inclui cinema, sessões de contos, encontros e tertúlias, entre outras surpresas.

O mês de novembro marcará igualmente o início de um novo projeto ligado à leitura. O arranque do projeto “A Biblioteca Está…” está previsto para o início de novembro e irá decorrer até ao final do ano. Nesta primeira fase, será direcionada para os utentes do Centro de Saúde de Lagos e da Santa Casa da Misericórdia – Lar Rainha D. Leonor.

Esta iniciativa surge da necessidade de continuar a alargar o seu público e de colocar o livro e a leitura à disposição de um público mais abrangente e diferenciado, do que o que habitualmente frequenta este equipamento cultural.

Espera-se, com esta iniciativa, aumentar o número de empréstimos, continuando a promover os hábitos de leitura, desta vez sem que o público necessite de se deslocar propositadamente para o efeito à biblioteca.

Para o efeito, a biblioteca disponibilizará baús de livros para adultos e infanto/juvenis nos locais referidos. A ideia é que qualquer pessoa que frequente estes espaços possa escolher o livro que deseja ler, levá-lo consigo e, após a sua leitura, devolvê-lo ao baú de onde foi retirado ou, se preferir, entregar na Biblioteca Municipal.

A biblioteca tem, ao longo dos anos, vindo a esforçar-se para divulgar e implementar o livro junto da sua população, prosseguindo o estipulado no Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas, nomeadamente com a abertura de Pólos de Leitura nas freguesias do concelho.

Para este mês de festa, estão igualmente previstas várias sessões de contos, especialmente destinadas a crianças a partir dos 4 anos e suas famílias. “Cegarrega dos Bruxedos” é um espetáculo de contadores de histórias com base em contos tradicionais portugueses e com uma forte componente musical. Sete pequenas histórias de ter medo e já não ter! A acontecer nos sábados de novembro, na Biblioteca Municipal de Lagos e nos Pólos de Leitura.

Também logo para o início do mês, dia 03, está previsto um debate, a propósito do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes – assinalado em outubro). Esta iniciativa, de entrada livre, visa chamar a atenção para a problemática dos desastres naturais, dando-se particular enfoque a uma reflexão atualizada e concertada sobre a sua prevenção no concelho de Lagos.

O debate contará com ilustres oradores convidados, nomeadamente Miguel Maia (Sub comissário da PSP), Alberto Batista e Emanuel Glória (Presidente e coordenador local da Cruz Vermelha Portuguesa de Lagos, respetivamente) e Paulo Jorge (Comandante Operacional Municipal e Comandante dos Bombeiros Voluntários de Lagos). O moderador deste debate será Cândido Igrejas, diretor do Jornal Correio de Lagos.

Fique a conhecer todas as atividades que vão decorrer durante o mês em www.cm-lagos.pt.

Comentários

pub