Setembro chega ao Algarve com músicas do mundo

Músicas do mundo no centro histórico de Faro? Sim, é o que promete a segunda edição do Festival Adentro para […]

Músicas do mundo no centro histórico de Faro? Sim, é o que promete a segunda edição do Festival Adentro para os dias 07 e 08 de setembro, a partir das 22h00. O mês começa bem com os ritmos dos grupos Pelevento, Patubatê, Rare Folk e Moya Kalongo. E a entrada ainda por cima é livre.

O Festival Adentro vai encher de agitação o largo D. Afonso III. Confirma-o o trio algarvio Pelevento e a sua música inspirada nos sons tradicionais da Europa, com honras de abertura do festival. E confirma-o também o grupo brasileiro Patubatê, especialista na mistura de instrumentos de percussão originais (baldes, latas, garrafas de água, tubos de escape, etc.) com música eletrónica.

No segundo dia, o cartaz apresenta ao público os andaluzes Rare Folk, e a sua sonoridade de fusão celta, folk e rock, e ainda os Moya Kalongo, grupo liderado pelo moçambicano Simonal Bié que tem como influência principal o Afrobeat.

Mas atenção: nem só de música se faz o Festival Adentro. Os concertos arrancam às 22h00, embora o espaço comece a fervilhar mais cedo (18h00), com as bancas do Mercado da Traça cheias de artesanato urbano, produtos regionais e artigos em segunda mão.

Fora do festival, mas ainda dentro da música, o mês de setembro marca também o regresso de Carlos do Carmo ao Algarve. «Carlos do Carmo canta Ary dos Santos» é o nome do espetáculo de homenagem do fadista ao poeta, para apreciar no dia 14, às 21h30, no Teatro Municipal de Portimão.

Entramos agora no desporto com o FIM Superbike World Championship a acontecer no Autódromo Internacional do Algarve, de 21 a 23. Esta será a última jornada da temporada, onde as decisões dos títulos estarão ao rubro.

No final do mês, entre os dias 28 e 30, o Algarve estará associado às Jornadas Europeias do Património, iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve 50 países em torno de um tema (o deste ano será «O Futuro e a Memória»). O programa estará brevemente disponível no sítio da Direção Regional de Cultura do Algarve.

E porque o corpo precisa de mimos, a Algarve Spa Week oferece-os. Depois da primeira edição em 2010, a iniciativa volta ao calendário de 29 de setembro a 06 de outubro com 50 por cento de desconto nos tratamentos de bem-estar e beleza e nas terapias alternativas dos 15 hotéis de cinco estrelas aderentes: Hilton Vilamoura, The Lake Spa Resort, Santa Eulália, Real Marina, Vila Vita Parc, Hotel Quinta do Lago, Crowne Plaza, Vila Monte, Tivoli Marina Vilamoura, Tivoli Vitoria, Longevity Wellness Resort, Dona Filipa Resort, Martinhal Beach Resort, Cascade Resort e Vilalara Thalassa Resort.

Passando para a escala das grandes proporções, continua a decorrer o FIESA em Pêra, o maior festival de escultura em areia do mundo. Este ano há ídolos feitos de grânulos e não será estranho, por isso, encontrar espalhados pelo recinto ao ar livre a Marilyn Monroe, o Cristiano Ronaldo, o Gandhi ou o Michael Jackson. O festival envolve 45 escultores, 35 mil toneladas de areia e 15 mil metros quadrados de área de exposição. Para visitar até ao dia 15, das 10h00 às 24h00, e entre 16 de setembro e 25 de outubro, das 10h00 às 20h00.

Todos estes momentos de animação estão integrados no programa «Algarve com Eventos», também disponível em www.visitalgarve.pt, que pretende juntar a programação das Câmaras Municipais e de outras entidades algarvias, divulgando-a num folheto comum que facilitará a pesquisa de quem procura o que há para fazer na região.

Comentários

pub