São Brás de Alportel regressa aos tempos romanos nas Jornadas Europeias do Património

A inauguração da exposição “São Brás de Alportel, um percurso por Personalidades com História”, às 18h00, do dia 28, sexta-feira, […]

A inauguração da exposição “São Brás de Alportel, um percurso por Personalidades com História”, às 18h00, do dia 28, sexta-feira, seguida de uma breve palestra, dá início às comemorações das Jornadas Europeias do Património naquele concelho algarvio.

Mas o ponto alto das comemorações vai acontecer no Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha de São Brás de Alportel, espaço municipal dedicado à descoberta da História, que promove no domingo, dia 30, entre as 10h00 e as 13h00, uma manhã muito divertida para toda a família: “Aventuras e travessuras com história”.

A aventura começa com uma viagem ao tempo dos romanos através de uma recriação histórica onde os trajos, o armamento e formas de luta ganham expressão e relembram memórias do passado que valem a pena preservar, com a participação do “Monte dos Marafados”.

Nada melhor para complementar esta divertida manhã de aventuras e travessuras do que um inesquecível Passeio de Burro pelas pedras desta antiga estrada romana, numa atividade desenvolvida em colaboração com a “Passada d’Jerico”.

E para quem gosta de aprender, pode ainda complementar esta aventura com um Workshop de “Bijutaria e Vestuário com História”, com a designer e artesã Sónia Martins, um desafio à criatividade de todos os participantes.

Durante a tarde, a partir das 15h00, a aventura continua, com um Peddy Paper de Caça ao Tesouro na Calçadinha, sob orientação de Angelina Pereira. Uma divertida forma de percorrer esta antiga via, desvendando passo a passo os caminhos do passado que conduzem ao futuro.

Embora gratuitas, as atividades carecem de inscrição prévia através dos telefones 289 840 004/ 289 840 019 ou e-mail. [email protected].

«O património, nas suas diferentes manifestações, constitui um testemunho incontornável do passado, mantendo viva a memória dos povos e constituindo o sólido suporte da construção do futuro», salienta a Câmara Municipal de São Brás de Alportel.

Um futuro que só pode ser melhor se tiver memória… É este «Futuro da Memória» justamente o tema de 2012 das Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa europeia, à qual o Município de São Brás de Alportel se associa, uma vez mais, com um conjunto de atividades, sob a coordenação do Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha de São Brás de Alportel.

 

Comentários

pub