Novo ano letivo: VRSA mantém apoios aos alunos, climatiza salas de aulas e atrasa AEC

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António vai manter, no ano letivo de 2012/2013, a generalidade dos apoios […]

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António vai manter, no ano letivo de 2012/2013, a generalidade dos apoios que já vinha prestando aos alunos do pré-escolar e primeiro ciclo, não fazendo qualquer redução orçamental neste domínio. Vai também continuar a sua aposta na requalificação do parque escolar, ao mesmo tempo que as Atividades Extra Curriculares deverão começar com atraso.

Com a manutenção dos apoios, a autarquia afirma estar a solidarizar-se «com os agregados do concelho que se encontrem em maiores dificuldades económicas».

Por isso, aposta, uma vez mais, no financiamento da componente de apoio à família, nomeadamente no prolongamento de horário (até às 18h00) para os alunos do pré-escolar. A valência será gratuita e irá abranger cerca de 87% dos inscritos neste nível de ensino.

Em relação aos apoios sociais no primeiro ciclo, a Câmara Municipal irá auxiliar 262 alunos, no caso do escalão A, e 201, no caso do escalão B.

Nesta sequência, os alunos do 1º escalão terão direito à totalidade do valor dos manuais escolares e a 20 euros para material escolar, enquanto os alunos do 2º escalão têm direito a 50 por cento do valor dos livros e a 10 euros em material escolar.

No que diz respeito às refeições escolares, a autarquia irá pagar a totalidade das refeições aos alunos do 1º ciclo e do ensino pré-escolar do 1º escalão e 50 por cento do seu valor aos alunos destes níveis de ensino inseridos do 2º escalão.

Quanto ao transporte escolar, será gratuito para os estudantes do ensino básico que, segundo o regulamento de transportes escolares, estejam em condições de usufruir dele.

Para os alunos do ensino secundário do 1º escalão, o transporte é disponibilizado a custo zero, enquanto para os do 2º escalão o transporte é comparticipado pela Câmara Municipal em 75 por cento. Os restantes alunos deste nível de ensino têm uma comparticipação de 50 por cento.

À semelhança do que tem acontecido, será oferecida, pelo município, uma visita de estudo, num autocarro camarário, a todos os estudantes do primeiro ciclo e pré-escolar.

 

AEC avançam mas com atraso por erro na plataforma da DGRHE

 

Para facilitar a vida das famílias, a Câmara Municipal de VRSA irá ainda disponibilizar, de forma totalmente gratuita, atividades de enriquecimento curricular (AEC), como inglês, educação física, TIC, música e ciências naturais para os alunos do primeiro ciclo.

Em relação às AEC, fonte da Câmara Municipal admitiu ao Sul Informação que deverá haver algum atraso no seu início.

A autarquia «diligenciou todos os procedimentos possíveis para a abertura do concurso para o recrutamento de técnicos habilitados para o desenvolvimento destas atividades, no entanto, no atual momento, não é possível garantir que estas atividades se iniciem com o ano letivo».

É que, explicou a mesma fonte, «uma vez que a aplicação eletrónica da DGRHE (plataforma informática concebida pela Direção Geral dos Recursos Humanos de Educação onde é obrigatório e gratuito o lançamento dos concursos das AEC) não permite o lançamento da oferta dos horários correspondentes ao Agrupamento D. José I . No entanto, a DGRHE está a tentar solucionar este problema».

 

Climatização das salas de aula na EB1 JI Santo António

 

A Câmara de Vila Real de Santo António continua também a investir na requalificação do parque escolar, tendo, este ano, instalado 14 aparelhos de ar condicionado na escola EB1 JI Santo António, climatizando, desta forma, todas as salas de aulas e a biblioteca deste estabelecimento de ensino.

À disposição da população escolar estarão igualmente os três «Espaços Internet» concelhios (Vila Real de Santo António, Cacela e Monte Gordo), bem como as bibliotecas escolares, que se encontram a funcionar em articulação com a biblioteca municipal Vicente Campinas.

A estas valências, junta-se o trabalho de proximidade das equipas de psicólogos que, durante todo o ano letivo, trabalham em articulação com alunos, professores e encarregados de educação.

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, «o conjunto de medidas preparadas para o arranque do ano escolar mostram que, em pleno ano de dificuldades, a autarquia continua a apoiar as famílias que mais precisam» e a «manter inalteradas as suas políticas sociais».

«Por outro lado, continuamos a apostar na qualidade das nossas escolas, fazendo investimentos regulares, como é o caso da climatização de diversas salas de aula», conclui o autarca.

Comentários

pub