Miguel Praia: «Quero ficar entre os cinco primeiros na corrida do Autódromo do Algarve»

Miguel Praia está de volta ao Mundial de Supersport, mas apenas tem garantida a participação em duas corridas – a […]

Miguel Praia está de volta ao Mundial de Supersport, mas apenas tem garantida a participação em duas corridas – a de Nurburgring, na Alemanha, disputada no fim de semana passado, e a do Autódromo do Algarve, marcada para o próximo fim de semana.

Mas o piloto algarvio não baixa os braços e promete lutar «pela melhor classificação possível», nos «cinco primeiros», no circuito de Portimão, pilotando a sua Honda CBR 600 RR “Fireblade”. «Conheço este circuito como ninguém», sublinhou, em entrevista ao Sul Informação, esta quinta-feira, na Boxe 0 do Autódromo, onde Miguel fez a apresentação do seu projeto desportivo para esta corrida.

O principal obstáculo para que o piloto português possa voltar «em full time» ao Campeonato Mundial de Supersport nem sequer são as suas performances, já que estar no top10 não é novidade para Miguel Praia. O problema são «os países emergentes». Miguel explica: «os pilotos dos países emergentes trazem dinheiro vivo para as equipas, o que, por vezes, é bem mais importante para as equipas para se manterem do que propriamente os resultados». E como em Portugal «dinheiro vivo» é coisa rara…

Ainda assim, para que consiga regressar ao circuito do Mundial de Supersport em 2013, Miguel Praia garante ter já «contactos para apoios estrangeiros».

Para já, no fim de semana de 21 a 23 de Setembro, no seu bem conhecido Autódromo Internacional do Algarve, o objetivo de Miguel é «fazer um bom resultado, entre os cinco primeiros, que poderá colocar-me novamente na rota do Campeonato do Mundo».

Para isso, depois de ter estado muitos meses parado, após o fim da sua equipa, a algarvia Parkalgar, e de, por isso, ter perdido ritmo competitivo, Miguel Praia revela que tem estado a «trabalhar diariamente nos últimos dois meses». «Estive um ano sentado a uma secretária, enquanto os outros pilotos têm onze provas e um campeonato muito intenso». Mas em Nurburgring, no fim de semana passado, onde foi 17º, após uma longa ausência de meses, deu para perceber que o algarvio está aí para as curvas.

Neste seu regresso ao Mundial de Supersport, Miguel Praia integra a estrutura Bogdanka PTR Honda. «É uma equipa com perganminhos mundiais, com sete títulos», sublinhou o piloto. Miguel revelou que, para este seu regresso, que culminou um «longo namoro», teve como «aliado um parceiro que tem sido um grande suporte, a Honda Portugal».

Apesar de todas as «limitações de quem esteve parado tanto tempo», o seu objetivo pessoal passa então por alcançar o melhor resultado possível na corrida do Autódromo do Algarve, entre os cinco primeiros. «Em Silverstone alcancei o 6º melhor lugar e fiquei a seis segundos do pódio», recordou.

«Sei que é uma ambição elevada devido à paragem, mas sei que a equipa me pode ajudar bastante neste processo e quero muito bater o meu melhor resultado neste circuito, que foi um 8º lugar», explicou.

No circuito algarvio, Miguel Praia tem um incentivo adicional: estará a correr entre o seu público, entre os seus fãs mais diretos e fiéis. «Para mim, enquanto piloto, dá-me uma enorme satisfação, embora seja também uma grande responsabilidade. Mas os espetadores também sabem que terão aqui um português pelo qual podem torcer na bancada».

Mesmo sem garantias de que em 2013 estará de volta, Miguel Praia diz que este seu regresso, através da Bogdanka PTR Honda, é «pelo menos um passo em frente» nesse seu objetivo.

Honda CBR 600 RR "Fireblade"

 

Comentários

pub