Vai e Vem inicia a 15 de setembro os horários de inverno

A partir de 15 de setembro, entram em vigor os horários de inverno do circuito de transporte urbano Vai e […]

A partir de 15 de setembro, entram em vigor os horários de inverno do circuito de transporte urbano Vai e Vem, definidos para garantir a entrada e saída dos alunos nas escolas ao longo do próximo ano letivo.

Por motivos de ajustamento da procura à oferta verificada, e perante a atual necessidade em otimizar os custos de operação do serviço, será alterado o percurso e a frequência nas linhas com menor procura ao fim-de-semana,  em particular nas linhas L1, L3, L4, L7, L8, L9, L10, L11, L12, L13, L14, L16 e L17.

Assim, a linha L3 passa a funcionar apenas de segunda-feira a sábado de manhã (última partida às 14h15 de sábado), sendo a alternativa a linha L9; nas linhas L12 e L13 é suprimido o serviço aos domingos e feriados; nas linhas L11, L14, L16 e L17 é suprimido o serviço ao sábado, domingo e feriados; e nas linhas L1, L7, L9 e L10 a frequência é reduzida ao fim-de-semana.

A linha 15, desativada no período de verão, volta a operar de segunda a sexta-feira, não estabelecendo ligação ao sábado, domingo e feriados, conforme já acontecia antes do horário de verão, sendo que em alternativa os clientes da Mexilhoeira Grande e do Rasmalho são servidos pela rede de transporte interurbano da Frota Azul, respetivamente pelas linhas Lagos-Portimão e Monchique-Portimão, ao mesmo tempo que a ligação à Companheira será garantida em alguns horários pela L5, e a L8 retoma o percurso Hospital-Praia de Alvor.

A L4, no sentido Escola Secundária Poeta António Aleixo-Alfarrobeiras, é prolongada à Aldeia das Alfarrobeiras em mais dois horários diários (10h02 e 19h37), de segunda a sexta-feira.

Por outro lado, entrará em vigor no dia 1 de outubro um novo tarifário e zonamento, passando a existir apenas o tarifário de uma zona, o que beneficiará os clientes que atualmente utilizam o tarifário de duas zonas.

Adicionalmente, é alterada a tarifa social de 50% para 40% para os clientes com a assinatura estudante, idoso (mais de 65 anos) e portadores de mobilidade reduzida.

Todas estas alterações já se encontram disponíveis para consulta on-line no site da autarquia (www.cm-portimao.pt), assim como a informação relativa aos horários e percursos das linhas que entram em vigor a 15 de setembro, além dos horários e linhas que servem os alunos e as respetivas escolas.

Na primeira semana de setembro, estarão disponíveis os horários em suporte papel nos pontos de venda Papelaria “El Rei” em Alvor, Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande, Quiosque “Bazar do Hospital” no CHBA, Frota Azul (Largo do Dique) e Junta de Freguesia de Portimão, e também nos pontos de informação Gabinete de Apoio ao Cidadão da Câmara Municipal de Portimão e Loja da Reabilitação Urbana e da Mobilidade, situada no Mercado da Av. S. João de Deus.

O Vai e Vem tem atualmente 17 linhas, 565 paragens, percorre todas as freguesias do concelho numa extensão de 160 km e no primeiro semestre deste ano transportou cerca de um milhão de passageiros.

Comentários

pub