MOJU assinala Dia Internacional da Juventude em Olhão

A MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão não deixa passar a data em branco, e a 12 de Agosto, […]

A MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão não deixa passar a data em branco, e a 12 de Agosto, o Dia Internacional da Juventude é mote para um momento de reflexão sobre a cultura juvenil e os problemas que os jovens atravessam atualmente.

Comemora-se a 12 de Agosto o Dia Internacional da Juventude. A Assembleia-Geral das Nações Unidas, procurando promover o respeito pelos direitos humanos, pela liberdade e pela solidariedade, sugeriu aos governos mundiais, sociedade civil, comunidades e indivíduos, que desenvolvam ações de modo a celebrar este dia.

A MOJU associa-se a esta iniciativa e preparou uma pequena intervenção dirigida à comunidade, que acontece já no dia 12 de Agosto, junto aos mercados municipais da cidade, no sentido de passar a mensagem da juventude. A iniciativa consiste numa intervenção simbólica com mensagens produzidas pelos jovens da Associação.

Ora a Moju, que celebra cinco anos de existência, tem como principal meta trabalhar por uma cidadania ativa e cada vez mais participativa.

De acordo com a Associação “o associativismo jovem é, de facto, uma escola de cidadania, uma escola para a vida e acima de tudo uma forma de capacitação dos jovens e de formação de cidadãos críticos, capazes de refletir sobre os problemas da sociedade e de desenhar soluções para os mesmos”.

Um dos pilares base da Associação é a urgência em criar uma nova cultura de participação juvenil. O alerta deixado pela MOJU é claro e incisivo: “Mudar é necessário e é na juventude que reside o maior potencial de mudança”.

A 17 de Dezembro de 1999, na resolução 54/120, a Assembleia-Geral das Nações Unidas declarou 12 de Agosto como o Dia Internacional da Juventude. Para este ano o mote é «Construindo um Mundo Melhor: Parcerias com a Juventude», tendo o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, declarado como prioridade: “o compromisso de envolver e trabalhar com e para os jovens”.

Comentários

pub