Atletas que estagiaram no Complexo Desportivo de VRSA conquistam medalhas olímpicas

Quatro atletas da seleção olímpica de atletismo da Grã-Bretanha (UK Athletics) que estiveram em estágio no Complexo Desportivo de Vila […]

Quatro atletas da seleção olímpica de atletismo da Grã-Bretanha (UK Athletics) que estiveram em estágio no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António, entre 22 de julho e 5 de agosto, a preparar as Olimpíadas de Londres 2012, conquistaram medalhas em diversas disciplinas da modalidade nesta edição dos Jogos Olímpicos.

São os casos de Jessica Ennis (Grã-Bretanha), que obteve a medalha de ouro no Heptatlo, bem como Greg Rutherford (Grã-Bretanha), que arrebatou o ouro olímpico no Salto em Comprimento.

Na lista dos medalhados da UK Athletics, encontram-se ainda Christine Ohuruogu (Grã-Bretanha), que atingiu a medalha de prata nos 400 metros, bem como Robert Grabarz (Grã-Bretanha), que conseguiu a medalha de bronze no salto em altura.

Além da seleção olímpica da Grã-Bretanha, também outros atletas que passaram pelas instalações do Complexo Desportivo de VRSA, ao longo do ano de 2012, conquistaram um lugar no pódio em Londres.

Desta lista fazem parte Krisztian Pars (Hungria), medalha de ouro no Lançamento do martelo, Elena Sokolova (Rússia), medalha de prata no Salto em Comprimento, e Linda Stahl (Alemanha), medalha de bronze no Lançamento do Dardo.

 

Seleção olímpica da Grã-Bretanha escolhe VRSA desde 2008

 

Para o presidente da Câmara Luís Gomes, a escolha do Complexo Desportivo de VRSA por muitos dos melhores atletas do mundo prova «a excelência das estruturas desportivas do concelho» e «constitui um excelente veículo de autopromoção».

«Apesar de já acolhermos dezenas de comitivas e centenas de atletas que regressam ano após ano ao concelho de VRSA, mantendo desta forma os bons níveis de ocupação hoteleira, é para nós uma honra sermos procurados pelos melhores atletas da atualidade», nota o autarca.

A opção pelas infraestruturas desportivas vila-realenses por parte da seleção olímpica da Grã-Bretanha foi tomada em 2008, depois de os responsáveis britânicos terem visitado mais alguns complexos desportivos na Europa, facto que prova a qualidade dos equipamentos desportivos da cidade e a sua afirmação no contexto internacional.

Desde então o Complexo Desportivo de VRSA acolheu os estágios pré-evento da seleção da britânica para participação nos Mundiais de 2009 (Berlim) e nos Europeus de 2010 (Barcelona).

 

Seleção Paralímpica da Grã-Bretanha também escolhe VRSA

 

À semelhança da seleção olímpica, também a seleção paralímpica de atletismo da Grã-Bretanha escolheu o Complexo Desportivo de VRSA para preparar o seu estágio desportivo antes dos Jogos Paralímpicos de Londres, que se irão realizar entre 29 de agosto e 9 de setembro.

O apronto em VRSA acontece de 12 a 29 de agosto e a comitiva integra 50 atletas e 33 elementos do staff (treinadores, fisioterapeutas, médicos e dirigentes).

Da lista de atletas destacam-se Stephen Miller no Lançamento de Club (bastão), modalidade que já lhe valeu medalhas de ouro nas olimpíadas de Atlanta (1996), Sydney (2000) e Atenas (2004), bem como a prata em Beijing (2008).

Em VRSA estará ainda Nathan Stephens, atleta paralímpico que se tem destacado no Lançamento do Dardo e que já que conquistou o título de campeão mundial na Nova Zelândia (2011).

 

Sobre o Complexo Desportivo de VRSA

 

O Complexo Desportivo de VRSA é uma referência para o estágio de equipas e atletas em várias modalidades desportivas. Atualmente, é um dos mais credenciados a nível nacional e europeu, tendo já acolhido e organizado inúmeros eventos de atletismo, futebol, ténis e de outras modalidades tanto a nível nacional como internacional. Está acreditado pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) desde 2002.

Comentários

pub