Aulas de culinária e degustações de cavala no Mercado de Olhão mudadas para quinta e sexta-feira

As aulas de culinária e as degustações de cavala marcadas para o Mercado Municipal de Olhão foram mudadas para quinta […]

As aulas de culinária e as degustações de cavala marcadas para o Mercado Municipal de Olhão foram mudadas para quinta e sexta-feira, dias 12 e 13 de julho, anunciou a Docapesca.

Esta iniciativa, que conta com a presença de alunos e professores da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e tem inscrições gratuitas no local, vai decorrer das 10h00 às 11h00 e das 11h00 às 12h00, nos dois dias.

As aulas de culinária e as degustações de vários pratos elaborados com cavala, fresca e de conserva, integram-se na campanha nacional que a Docapesca está a organizar para promover o consumo deste peixe.

Assim, nos dias 12 e 13 de julho (quinta e sexta-feira), em Portimão e em Olhão, alunos e professores das Escolas de Hotelaria e Turismo de Portimão e do Algarve darão aulas ao vivo de culinária, para ensinar algumas formas simples, mas diferentes para confecionar a cavala.

A Docapesca está a promover esta campanha a nível nacional, durante o verão, tendo começado no fim de semana passado na Figueira da Foz. O objetivo é alertar os consumidores para o consumo de cavala, um peixe barato e de grande valor nutritivo e culinário.

«A cavala, rica em ómega 3, abundante na costa portuguesa e capturada pela frota do cerco, sem restrições de contingente e de baixo valor comercial, pode e deve ser valorizada, contribuindo para o aumento da rentabilidade da frota, a retribuição justa do pescador e um consumo económico e responsável», explica a Docapesca.

A cavala é «uma espécie de sabor intenso e fácil de preparar, devido à ausência de escamas, cujo consumo a tradição consagrou na confeção de pratos simples e com carácter regional».

No entanto, as características gastronómicas e nutricionais desta espécie de peixe «justificam a sua utilização na preparação de um elevado número de pratos, em conjunto com outras espécies, tanto na cozinha tradicional como nas novas preparações culinárias».

A campanha de promoção da cavala, desenvolvida em colaboração com os Municípios, as Escolas de Turismo e Hotelaria da região e com a Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP), decorre nos Mercados Municipais e grandes superfícies, onde os visitantes podem participar em aulas de culinária e degustações gratuitas e aprender a confecionar receitas inovadoras com Cavala fresca e em conserva.

Em Portimão, esta é já a segunda vez que a Docapesca se une à Escola de Hotelaria e à Câmara Municipal para promover a cavala. A primeira vez aconteceu em maio passado, quando, entre o Museu e o Rio Arade, se pôde degustar, por exemplo, cavala fumada com alecrim e tomilho em cama de risotto e ar de amêndoa amarga.

Na altura, José Apolinário, presidente do Conselho de Administração da Docapesca, explicou ao Sul Informação que a Docapesca está a apostar em força nas degustações gastronómicas como forma de promover o pescado com menor valor comercial, com destaque para a cavala, sempre em estreita colaboração com o Turismo de Portugal, as Escolas de Hotelaria do país, as organizações de produtores, os Grupos de Ação Costeira (GAC) e com os mercados municipais.

Esta campanha insere-se na missão da Docapesca – Portos e Lotas, S.A. da prestação de um serviço de qualidade ao setor da pesca, nomeadamente ao nível da primeira venda de pescado e no âmbito do projeto CCL – Comprovativo de Compra em Lota.

 

 

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