Tavirense Samuel Caldeira é um dos três favoritos à vitória na Taça de Portugal em Ciclismo

Sérgio Ribeiro (Efapel-Glassdrive), Samuel Caldeira (Carmim-Prio-Tavira) e Hélder Oliveira (Onda-Boavista) são os três favoritos para a vitória na Taça de […]

Sérgio Ribeiro (Efapel-Glassdrive), Samuel Caldeira (Carmim-Prio-Tavira) e Hélder Oliveira (Onda-Boavista) são os três favoritos para a vitória na Taça de Portugal em ciclismo, em Elite, que se decide no próximo domingo, 17 de Junho, com a disputa da derradeira prova pontuável, a Volta a Albergaria-a-Velha.

As classificações continuam em aberto, esperando-se um despique aceso pelo troféu, tanto no escalão profissional como no de sub-23.

A corrida terá 155,7 quilómetros, com partida (11h45) e chegada (15h30) na Avenida Dr. José Homem de Albuquerque. O traçado está longe de ser fácil, pois os ciclistas irão ter de ultrapassar quatro contagens de montanha.

Prevê-se uma luta acesa pela Taça de Portugal, Em elite há oito corredores com possibilidades matemáticas de chegarem ao troféu. O favoritismo recai nos três primeiros – Sérgio Ribeiro (Efapel-Glassdrive), Samuel Caldeira (Carmim-Prio-Tavira) e Hélder Oliveira (Onda-Boavista) -, já que o terceiro está apenas a dez pontos da liderança.

O quarto classificado, Edgar Pinto (LA-Antarte), a correr na terra natal e a 30 pontos do primeiro posto, também deverá ter uma palavra a dizer.

Entre os sub-23 verifica-se um claro domínio da Liberty Seguros/Feira/Specialized, mas matematicamente ainda há quatro ciclistas em condições de alcançar o primeiro lugar.

 

Taça de Portugal Marietel de Cross Country Olímpico com desfecho em Torres Vedras

Neste fim-de-semana, Torres Vedras será a capital do ciclismo nas vertentes fora da estrada. É naquela cidade que, no domingo, a partir das 10h00, na zona dos Cucos, vai disputar-se a sexta e última prova da Taça de Portugal Marietel de Cross Country Olímpico (XCO).

À semelhança do que sucede na estrada, também na Taça de XCO o desfecho é imprevisível em algumas categorias, entre as quais a de elite. Mário Costa (ASC-Bike Zone) comanda, mas tem “à perna” Tiago Ferreira (B&Esse-Infotre Protek), havendo ainda outros betetistas em condições de desfeitearem os favoritos.

O fim-de-semana velocipédico de Torres Vedras não se fica pela Taça de Portugal de XCO Marietel. No mesmo dia, também às 10h00 nos Cucos, realiza-se o 4.º Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo das zonas centro e sul do país. Na véspera, no Parque Verde da Várzea, entram em acção os participantes na segunda etapa da Taça de Portugal Liberty Seguros de Trial Bike. As manobras arrojadas começam às 14h00.
Jovens e veteranos correm no Minho

As camadas jovens e os veteranos de estrada vão demandar o Minho neste fim-de-semana. No sábado, os cadetes e os juniores correm o 24.º Circuito de Avidos, Famalicão, com início às 14h30.

Na mesma data e em igual horário, os veteranos fazem-se à estrada para o 6.º Circuito Roda de Quichães, em Fafe. No domingo, às 10h00, disputa-se a 56.ª edição do Circuito de Santo António de Amares, prova de juniores.

As maratonas BTT também preenchem a agenda de domingo. Às 10h00 arranca a 1.ª Maratona de Vale de Rans, Penafiel, pontuável para a Porto XCM Cup. Meia hora mais cedo, inicia-se a II Rota da Mamoa, segunda corrida do Regional de Maratonas de Aveiro.

Às 9h00 será dado o tiro de partida para a segunda maratona da Taça do Algarve, que vai disputar-se em Conceição de Faro. Ainda às 9h00, começa, no Peso da Régua, a I Maratona Douro Pombalino.

O 4.º BTT Azenhas do Neiva, a correr nos trilhos florestais de Esposende e de Viana do Castelo, está agendado para o mesmo dia e para a mesma hora.

 

Outros eventos oficiais

16 de Junho, 14h00, Downtown de Abrantes

16 de Junho, 14h30, V Convívio de Cicloturismo do Loureiro

17 de Junho, 9h00, V Convívio de Cicloturismo Pedais do Dão, Santa Comba Dão

17 de Junho, 9h00, 2.º BTT Rota do Momâmico, Serzedo, Guimarães

17 de Junho, 9h00, Prova Aberta Póvoa de Varzim – Castelo de Paiva

17 de Junho, 9h00, 5.º Raid BTT de Minde

17 de Junho, 9h00, Passeio de Cicloturismo Reis Eusébio, Loulé

17 de Junho, 9h30, 1.º Passeio de Cicloturismo da Federação das Colectividades de Gondomar

17 de Junho, 10h00, Encontro Regional de Escolas – 2.º Circuito Jovem Liberty Seguros, Matosinhos

17 de Junho, 10h00, I GP AIREV, Vizela

Comentários

pub