PS Quarteira exige melhores condições para o porto de pesca

O PS dirigiu ao governo, através do secretário de Estado do Mar, uma pergunta sobre o Porto de Pesca de […]

O PS dirigiu ao governo, através do secretário de Estado do Mar, uma pergunta sobre o Porto de Pesca de Quarteira, por iniciativa do secretariado do PS Quarteira, através do deputado e presidente do PS Algarve Miguel Freitas.

O PS questionou o governo no sentido de saber para quando está previsto o início das obras de recuperação do cais 6, e para quando o início das obras prometidas de conclusão do porto, nomeadamente, as infraestruturas de apoio, ou seja, os sanitários e a cafetaria.

Os socialistas consideram que o porto de pesca da Quarteira é «uma infraestrutura de apoio essencial ao desenvolvimento da atividade piscatória de Quarteira e também do Algarve», onde foram feitos um conjunto de investimentos avultados nos últimos anos, nomeadamente, na lota, nos armazéns de aprestos e oficinas e na pavimentação da área adjacente.

No entanto, há questões que ficaram por resolver, quer em termos de pequenas infraestruturas, quer em obras de manutenção decorrentes da deterioração pelo uso do cais de atracagem.

O PS sublinha que é o caso de um passadiço que se encontra deteriorado há cerca de dois anos, com a agravante de que a escada de acesso a terra se ter partido recentemente, tornando o cais 6 extremamente perigoso e inoperacional, o que requer uma ação de urgência.

Por outro lado, encontra-se em fase indefinição total a obra de construção de sanitários e cafetaria de apoio ao porto de pesca, «colocando em causa, não só a boa e corrente gestão, como a higiene dos mais diferenciados utilizadores do porto de pesca da Quarteira, tornando questionável a sua própria operacionalidade».

Em resposta à pergunta do PS, o secretário de Estado do Mar reconhece a necessidade de remoção do cais n.º 6 do porto de pesca de Quarteira, devido à sua acentuada degradação.

“Nos próximos dias será removida a estrutura degradada”, refere o membro do governo PSD/PP, mas na resposta enviada ao deputado Miguel Freitas não refere quando será instalada a nova infraestrutura no cais n.º 6.

Sobre a construção dos sanitários e cafetaria de apoio, o governante refere que “os projetos estão concluídos, estão apenas dependentes de autorização para a integração de saldos transitados com vista a fazer face ao investimento necessário.”

O PS Quarteira garante que continuará «atento e atuante com o objetivo claro de que o Porto de Pesca de Quarteira, finalmente, tenha todas as suas infraestruturas de apoio construídas para um funcionamento em pleno do porto».

Comentários

pub