Pedibus leva alunos de Lagos à escola em projeto piloto de segurança rodoviária

A Câmara de Lagos, com o apoio da Polícia de Segurança Pública, vai lançar um projeto piloto cujo período de […]

A Câmara de Lagos, com o apoio da Polícia de Segurança Pública, vai lançar um projeto piloto cujo período de experiência irá decorrer entre os dias 4 e 15 de junho, na Escola EB 1 de Santa Maria. Os “passageiros” do autocarro humano Pedibus serão alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico.

A promoção de hábitos de vida saudáveis e sustentáveis é o principal objetivo deste projeto amigo do ambiente que a Câmara Municipal de Lagos vai implementar na EB 1 de Santa Maria, entre os dias 4 e 15 de junho (entre as 8h30 e as 9h00 e as 17h30 e 18h00).

O Pedibus é um autocarro humano gratuito, constituído por um grupo de crianças que fazem a pé o percurso de ida e volta para a escola, de forma divertida e segura, sempre acompanhadas por um ou mais adultos (encarregados de educação), seguindo um percurso predefinido.

De acordo com o Serviço de Educação da autarquia, promotor deste projeto, o autocarro humano visa, principalmente, estimular a autonomia e responsabilidade, fomentar a aprendizagem de regras de segurança, desenvolver a sociabilização entre famílias e aproximar os encarregados de educação à escola. Os circuitos das viagens, as paragens e respetivos horários e “condutores” já estão traçados.

Os interessados podem saber mais sobre este projeto, que é internacional e já foi implementado em vários países da União Europeia, junto do Serviço de Educação da Câmara de Lagos (através do telefone 282 771 700 ou e-mails: [email protected] / [email protected]).

No próximo ano letivo, o Serviço de Educação prevê auscultar as escolas e associações de pais para aferir a viabilidade de alargamento da iniciativa.

Comentários

pub