Festa da Espiga traz desfile etnográfico e animação a Salir

A freguesia de Salir assinala a Quinta-Feira da Espiga (17 de maio) com a tradicional Festa da Espiga que constitui […]

A freguesia de Salir assinala a Quinta-Feira da Espiga (17 de maio) com a tradicional Festa da Espiga que constitui um dos mais emblemáticos cartazes turísticos do interior do Concelho de Loulé. O desfile etnográfico é o ponto alto das celebrações que contam com um vasto programa de animação.

Na quinta-feira a manhã será dedicada às atividades desportivas, com a realização de um Passeio BTT e Passeio Pedestre. Pelas 13h00 tem lugar a abertura de tasquinhas com manjares e petiscos que vão levar os sabores serranos aos visitantes, durante três dias. Segue-se a inauguração de exposições de produtos regionais.

Pelas 15h00, tem início o desfile etnográfico, na rua principal da vila, em representação de toda a atividade agrícola e artesanal da freguesia, em parte que se encontra em vias de extinção, desde as sementeiras, mondas, ceifas, debulhas, fabricação de pão, apanha do medronho e destilação, apicultura e extração de cortiça, o varejo do figo, amêndoa e alfarroba, artesanato de linho, lã, palma, esparto, cestaria de verga. Tudo “ao vivo e a cores”.

Para além disso há ainda a exibição de “poetas” populares declamando os seus poemas ou quadras feitos de improviso ou preparados, em registo de mensagem em tom de brincadeira às entidades governativas presentes, para pedir ou agradecer as obras feitas na terra.

Para completar este quadro tradicional, pelas 18h00, atuam o Rancho Folclórico “As Mondadeiras das Barrosas” e o Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão (Cortelha).

A festa segue com as atuações do Duo Académico (19h30), baile tradicional com Emanuel Martins (21h00) e artista popular Rosinha (23h00).

O dia de sexta-feira, 18 de maio, é dedicado à terceira idade e a partir das 14h30 realiza-se uma Tarde Sénior, com um baile tradicional e lanche. À noite, o Duo de Acordeonistas anima o recinto a partir das 20h00, enquanto que Gonçalo Tardão anima o baile que arranca pelas 21h00. O artista Gil Rosa sobe ao palco às 00h00.

No encerramento da Festa da Espiga 2012, no sábado, dia 19 de maio, as atenções centram-se nas crianças e jovens. A partir das 14h00 acontece a Tarde das Espiguinhas, com muita animação, oficinas e jogos infantis, um lanche e várias surpresas. Pelas 16h30 acontece o desfile “Miss e Mister Espiga”. Em termos musicais, atuam o grupo “Pé na Estrada” (18h00), o cantautor Nanook (19h30), o Trio Vibrações com baile (21h00), os Terrakota (23h00) e DJs com música dos anos 80 e 90 (1h00).

O Dia da Espiga é comemorado sobretudo no Sul do País e marca, de certa forma, o início da época das colheitas. É tradição neste dia as pessoas irem para os campos apanhar a espiga de trigo e outras flores silvestres, fazendo ramos simbólicos da fecundidade da terra e da alegria de viver; algumas espigas, geralmente de trigo, simbolizam a abundância, as papoilas, rosas, margaridas e malmequeres a beleza e o ramo de oliveira a paz. Este ramo, em número de combinações variáveis conforme as localidades, pendura-se dentro de casa e aí se conserva durante um ano, até ser substituído pela “espiga” do ano seguinte.

Crê-se que este costume tenha as suas raízes num antigo ritual cristão que consistia na bênção dos primeiros frutos, mas as suas características fazem-no adivinhar origens mais remotas, muito provavelmente em antigas tradições pagãs associadas às festas em honra da deusa Flora que ocorriam por esta altura.

A Festa Espiga em Salir, freguesia marcadamente rural, teve início no dia 23 de maio de 1968, organizada pela Junta de Freguesia, mais propriamente pelo presidente de então, José Viegas Gregório, figura carismática e um grande impulsionador da sua terra natal.

Comentários

pub