Carminho dá voz à “Alma” do 98º aniversário do Município de São Brás de Alportel

A 1 de junho, dia em que se comemora o 98º aniversário do município de São Brás de Alportel, o […]

A 1 de junho, dia em que se comemora o 98º aniversário do município de São Brás de Alportel, o Jardim da Verbena acolhe a nova diva do fado Carminho, num concerto em que apresentará o seu mais recente trabalho “Alma”.

Este espetáculo dá continuidade ao programa cultural que o município quis dedicar ao Fado, Património Imaterial da Humanidade, denominado “2012, Ano do Fado”, o qual teve início, em janeiro, com o espetáculo “Glórias do Fado Algarvio”, numa merecida homenagem aos fadistas da região. Seguiu-se o espetáculo “As Novas Vozes do Fado Algarvio”, que pretendeu dar a conhecer as mais jovens promessas do Fado no Algarve.

Na noite comemorativa dos 98 anos do município, o concerto de Carminho é o culminar deste programa, levando a palco a maravilhosa voz de Carminho que alcança crescente sucesso aquém e além fronteiras.

O fado marca presença na vida de Carminho desde tenra idade, embalada pelas melodias dos discos de família e pela partilha de conhecimentos nas tertúlias realizadas em casa dos seus pais, tendo começado a cantar, ainda adolescente, na Taverna do Embuçado.

A paixão pela música acompanhou o seu percurso académico, as viagens pelo mundo, “até saber quem era” e dedicar-se de corpo e alma à carreira musical. Em 2009 lançou o seu primeiro álbum “Fado” que rapidamente chegou a disco platina”, abriu os corações de Portugal à voz de Carminho, e as portas do mundo ao seu talento: melhor álbum de 2011 para a revista britânica “Songlines”, atuações nas principais capitais europeias, no Womex 2011 em Copenhaga e na sede parisiense da UNESCO, no âmbito da candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade, o convite para participar no disco de Pablo Alborán que se tornou num fenómeno de popularidade em Espanha e Portugal.”

Em 2012, Carminho lança um novo álbum “Alma”, constituído por 15 novas gravações, que combinam sabiamente versões e originais “E é nessa dosagem de passado e presente que se descobre o futuro do fado, na voz incomparável de Carminho. Uma voz que, ao segundo álbum, confirma tudo aquilo que Carminho canta em “Talvez”: “não sei talvez quem és, mas sei quem sou”. É a esta “Alma” que Carminho pretende dar voz no espetáculo do Dia 1 de junho, a ter lugar no Jardim da Verbena, pelas 22h00, em São Brás de Alportel.

O concerto tem lugar no Jardim da Verbena, em pleno Centro Histórico de São Brás de Alportel.

A entrada é gratuita e as portas abrem pelas 21h00.

 

Comentários

pub