Apesar das restrições, Tavira festeja São João com reforço das tradições populares

Nem as fortes restrições orçamentais impedem o Município de Tavira de festejar, ao longo do mês de junho, os Santos […]

Nem as fortes restrições orçamentais impedem o Município de Tavira de festejar, ao longo do mês de junho, os Santos Populares, revivendo as tradições desta época, em parceria com associações, clubes e juntas de freguesia.

Ponto culminante dos festejos, o São João será celebrado por todo o território do concelho ao longo do fim-de-semana de 22 a 24 de junho, com atuações de ranchos folclóricos, bailes populares, ruas enfeitadas, concertos musicais e sardinhadas ao livre.

Na sexta-feira, dia 22 de junho, será promovido um festival de fado com cantores tavirenses no Jardim do Coreto, em parceria com a Almadrava – Rede Social de Santa Luzia, que tem vindo a promover esta forma de arte consagrada como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Na véspera de São João, sábado, 23 de junho, desde a Praça da República até ao Jardim das Palmeiras e ao longo das margens do Rio Gilão, o Município de Tavira promove um Mega Arraial de São João, em articulação com entidades do tecido associativo e a Associação de Desenvolvimento Integrado da Baixa de Tavira.

No Dia da Cidade, domingo, dia 24 de junho, será realizada uma sessão pública de homenagem a cidadãos e entidades que se distinguiram no serviço à comunidade e inauguradas mais três estações do Roteiro Pessoano, que pretende consolidar nas artérias e edifícios tavirenses a obra de Álvaro de Campos, heterónimo que Fernando Pessoa fez nascer em Tavira, em parceria com a Associação Casa Álvaro de Campos.

Para além das tradicionais festividades de Santo António e São Pedro, promovidas pela Junta de Freguesia de Santiago, nas restantes vilas e sedes de freguesia os Santos Populares também serão devidamente assinalados, através de organizações locais, com o apoio do Município.

Apesar de todos os festejos, a Câmara de Tavira avisa que «face aos constrangimentos financeiros conhecidos e considerando que não estavam reunidas as condições mínimas para a sua concretização», resolveu não efetuar o tradicional desfile de Marchas Populares.

Brevemente, em paralelo com a edição da Agenda Municipal de Eventos de Junho, será divulgada a programação completa dos Santos Populares e das comemorações do Dia da Cidade.

Comentários

pub