Albufeira ensinou a elaborar um plano de negócios

Perto de meia centena de pessoas participaram ontem no workshop promovido em Albufeira e destinado a aprender a elaborar um […]

Perto de meia centena de pessoas participaram ontem no workshop promovido em Albufeira e destinado a aprender a elaborar um Plano de Negócios.

O formador João Amaro, especialista em empreendedorismo e Inovação, explicou detalhadamente como se elabora um Plano de Negócios (PN), desde o surgimento da ideia ou da oportunidade de negócio, ao processo de criação da empresa, o que é e para que serve o PN, como elaborar, quais as competências mais importantes do empresário e quais as instituições que podem ajudar a transformar uma oportunidade num projeto empresarial com futuro.

«Criar uma empresa é “O” ou “Um” Projeto de Vida e sem um Plano de Negócios pouco ou nada acontece!», advertiu o especialista.

De acordo com informações do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2011 aumentou o número de pessoas que utilizou o subsídio de desemprego para criar emprego por conta própria, mas já em 2012 apenas 0,5 por cento dos inscritos no IEFP decidiu criar emprego próprio.

A crise está a travar a adesão dos desempregados aos apoios para criação do próprio emprego, mas é importante saber que eles existem e que se o negócio tiver viabilidade pode obter financiamento através dos fundos disponíveis.

A Câmara Municipal de Albufeira, através do Serviço Municipal de Apoio ao Empreendedorismo, é uma das várias entidades que o podem ajudar na recolha de dados para colocar em marcha o seu negócio, incluindo informação sobre os vários organismos a que deve recorrer. O workshop foi uma iniciativa da Câmara com o apoio do IEFP.

Comentários

pub