«Algarve v. Talks» debatem arquitetura, paisagem, turismo e região em Albufeira

O debate «Algarve v. Talks», em formato de talk-show, vai ter lugar para dia 28 de maio, a partir das 21h00, […]

O debate «Algarve v. Talks», em formato de talk-show, vai ter lugar para dia 28 de maio, a partir das 21h00, no Hotel da Aldeia, Areias de S. João, em Albufeira, numa organização da Delegação do Algarve da Ordem dos Arquitetos, em colaboração com a Câmara Municipal de Albufeira, através do Gabinete de Reabilitação Urbana – GRUA.

O evento surge na sequência de um estudo comparativo, no âmbito do Plano Tecnológico Nacional para a Reabilitação Urbana do tecido urbano turístico do Algarve, destinado a identificar as ambições e desempenho de uma geração de cidadãos que exerce a sua prática num cenário de pós-crise económica.

Arquitetos, urbanistas, políticos e cidadãos vão reunir-se para debater as anunciadas trajetórias alternativas à prática tradicional da Arquitetura e Urbanismo tendo por mote as diferentes agendas urbanas, ambiental e turística, contrariando, ou não, a ideia de uma produção que usa e abusa das mais diversas construções modernas como “interesse público”, “espaço público”, “tecnocracia”, “ordenamento” e “planeamento”.

A sessão realiza-se em formato clássico de talk-show que tem por apresentadores convidados o arquiteto Ricardo Camacho, bolseiro da Fundação Luso-Americana e da Fundação Calouste Gulbenkian, e Paula Melâneo, editora da revista Arquitetura, e conta com os comentários dos professores Ivan Rupnik e Dan Adams da Universidade de Boston, EUA, e do professor Kiel Moe, da Universidade de Harvard.

O debate vai incidir na reabilitação do tecido turístico de Albufeira, nomeadamente nas áreas do Forte de S. João, Oura, Areias de S. João e Montechoro.

O evento vai ser filmado e transmitido em diferido em http://www.algarve-oasrs.org/ .

117
23 de Maio

Comentários

pub