Truta traz «Histórias do Bosque de Viena» ao Teatro das Figuras

A peça “Histórias do Bosque de Viena” sobe ao palco do Teatro das Figuras no dia 14 de abril, às […]

A peça “Histórias do Bosque de Viena” sobe ao palco do Teatro das Figuras no dia 14 de abril, às 21h30, numa encenação de Tonán Quito para a Associação Cultural TRUTA, naquela que é uma das apostas fortes da programação de teatro para 2012.

“Nada reproduz melhor o sentimento da infinitude do que a estupidez” é a partir desta frase que Ödön von Horváth propõe uma reflexão intemporal sobre uma comunidade burguesa intolerante, egoísta e mesquinha, num tempo de profunda crise económica e de desemprego.

Em 1931 e ao som das valsas de Strauss, o autor conta a história de várias pessoas do Oitavo Bairro de Viena: Mariana, uma rapariga ingénua, filha do dono da loja de brinquedos, que quebra o noivado com o talhante Óscar, depois de se ter apaixonado por Alfredo, um parasita sem vontade própria, que tem uma relação com Valéria, dona da tabacaria que fica na mesma rua. Assim, encontramos os grandes temas do teatro de Horváth: o amor, a morte e o dinheiro.

A TRUTA realça a gritante atualidade do texto “Passados mais de 80 anos da estreia deste texto, os tempos de crise voltaram. Vivemos momentos de rutura financeira, social, política e cultural; cada um de nós está cada vez mais centrado em si e no seu quotidiano. É tempo de sobreviver.” Acrescenta ainda uma afirmação à qual ninguém pode ficar indiferente “As coisas não são como queríamos que fossem, mas não podemos fugir a elas.”

A Associação Cultural TRUTA nasceu em 2003, por iniciativa de um grupo de jovens criadores, profissionais das artes do espetáculo, com vista à realização dos seus projetos artísticos. Este coletivo congrega alguns dos maiores valores da nova geração de atores portugueses. “Histórias do Bosque de Viena” é uma coprodução TRUTA, Maria Matos Teatro Municipal e Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura.

Os bilhetes estão à venda por 10 euros, com desconto de 25% para maiores de 65 anos e preço único de 5 euros para menores de 30 anos.

Os ingressos podem ser adquiridos na Bilheteira do Teatro das Figuras de terça a sábado, das 13h00 às 19h30 e nos dias de espetáculo, até ao seu início, bem como através da bilheteira on-line do sítio www.teatrodasfiguras.pt.

 

Fotos: Bruno Simão

Comentários

pub