Morangos são as vedetas de mais um Mercado de Querença

O Mercado de Querença volta ao largo da Igreja Matriz da aldeia no próximo domingo, 29 de abril, desta vez […]

O Mercado de Querença volta ao largo da Igreja Matriz da aldeia no próximo domingo, 29 de abril, desta vez tendo como tema os morangos. E haverá, por isso, muitos e bons morangos, de produção biológica, para comprar e comer, ao natural ou em doces, bolos e compotas.

Desta vez, o Projeto Querença uniu-se ao restaurante Perdição para oferecer um fim de semana repleto de iguarias tradicionais e criativas, elaboradas com os produtos frescos e biológicos do Mercado de Querença.

Nos dias 27 e 28 de abril, o convite é para degustar os produtos durante um relaxante almoço e/ou jantar no espaço Perdição, em Loulé.

No domingo, 29 de abril, é dia de Mercado de Querença, entre as 10h00 e as 13h00, no largo da Igreja Matriz, poderá conhecer os habitantes da aldeia, especialistas em doçaria tradicional e pão caseiro cozido a forno de lenha, produtos agrícolas de qualidade e artesanato local.

Mas no domingo haverá muto mais no Mercado de Querença. Por exemplo, às 11h00 começa um workshop dedicado aos Mini Chefs até os 12 anos. Os jovens participantes vão aprender a fazer o bolo da caneca. A inscrição custa 4 euros. No fim, levam para casa uma caneca decorada e um bolo para o lanche.

Às 10h30, terá lugar um outro workshop, dedicado à olaria algarvia. Francisco Eugénio nasceu numa olaria em Moncarapacho, filho e neto de oleiros, e diz que, quando era criança, a sua playstation era o barro. Parece tudo uma brincadeira, mas das suas mãos saem peças extraordinárias.

No Mercado de Querença, pode aprender com este mestre e criar para si uma peça, trabalhando na roda, sentindo o barro e a criatividade nas suas mãos. As inscrições nesta oficina custam 10 euros.

Também para domingo, com início às 10h30 no largo da Igreja, está marcado um passeio interpretativo do património hidráulico da Rota das Levadas de Querença. O passeio, que será guiado por João Marum e Rosa Fernandes, pretende caracterizar o maior aquífero subterrâneo da Península Ibérica – o aquífero Querença-Silves – e demonstrar a importância que a gestão da água assume desde a época da ocupação islâmica, através da utilização das levadas.

As inscrições neste percurso custam 4 euros.

Entre as 9h00 e as 13h00, enquanto durar o Mercado, haverá ainda sessões de Reiki, de uma hora, individuais, que custam 11 euros. Haverá, assim, a possibilidade de relaxar num espaço rural, abandonar a agitação do dia-a-dia, e entregar-se a uma sessão de Reiki.

Esta atividade canaliza a energia através das mãos, restabelece o equilíbrio energético vital e restaura a componente emocional física e espiritual.

Inscrições: [email protected] ou 289 422 607

 

Comentários

pub