MOJU realiza primeira ação de educação parental no Algarve para técnicos

A MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão, em parceria com a EAPN e a Rede Social de Olhão, realizou […]

A MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão, em parceria com a EAPN e a Rede Social de Olhão, realizou de 18 a 20 de abril a primeira formação em Educação Parental sobre o programa “+Família +Jovem” na região dirigido a profissionais que trabalham com pais.

O Conselho da Europa (re)formulou o conceito de Parentalidade Positiva, reconhecendo que há uma diversidade de formas positivas de cuidarmos das nossas crianças/jovens. Em 2006 foi mais longe com a Recomendação (Recomendação 2006(19)) para que os estados membros desenvolvam, implementem e apoiem um conjunto de medidas de apoio à Parentalidade Positiva. Urge (re)pensarmos formas de a apoiar a parentalidade positiva que vão de encontro aos anseios de pais e mães.

O programa Mais Família, Mais Jovem (para figuras parentais de crianças/jovens dos 10 aos 16 anos) enquadra-se nessas respostas de suporte e educação designadas de Educação Parental e foi desenvolvido, em Portugal, por Maria Filomena Gaspar, a partir do programa Parenting Wisely (PW) – Teens, de Don Gordon, organizado em torno de situações problemáticas que desafiam as estratégias educativas parentais.

A investigação demonstrou que o PW é eficaz na redução dos problemas de comportamento da criança/jovem, na melhoria do funcionamento familiar, na redução da depressão materna, no aumento do conhecimento parental das competências de parentalidade positiva e no aumento da utilização dessas mesmas competências pelos pais, com 71% dos pais a relatarem mudanças.

A formação decorreu na Biblioteca Municipal de Olhão e foi dinamizada pela investigadora Maria Filomena Ribeiro da Fonseca Gaspar, professora doutorada e docente na Universidade de Coimbra e a coordenadora, em Portugal, dos programas Mais Família.

Com esta iniciativa foi possível formar 25 interventores comunitários (psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, professores, educadores sociais) que procurarão aplicar este programa nos seus contextos de trabalho.

Comentários

pub