+Iniciativa promove emprego e empreendedorismo em Loulé

É já na próxima quinta-feira, 12 de abril, das 9h30 às 18h00, que o Pavilhão da ExpoAlgarve – NERA, na […]

É já na próxima quinta-feira, 12 de abril, das 9h30 às 18h00, que o Pavilhão da ExpoAlgarve – NERA, na Zona Industrial de Loulé, recebe a primeira edição do “+Iniciativa”, evento que tem em vista a promoção do Emprego e Empreendedorismo.

Esta é uma organização da Câmara Municipal de Loulé, em parceria com o IEFP – Centro de Emprego de Loulé, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, o NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, o IAPMEI – Instituto de Apoio Às Médias e Pequenas Empresas e à Inovação, para além da colaboração de outras entidades.

O “+Iniciativa” integra várias sessões de apresentação de programas e workshops dirigidos a desempregados à procura de emprego ou da sua criação, ativos em busca de novas oportunidades, empreendedores e empresários.

Apoios à criação do próprio emprego e de pequenas empresas, técnicas de procura de emprego, programas de financiamento ao investimento em atividades económicas e informação e apoio à concretização de projetos de investimento são os principais temas em destaque nestes workshops.

Paralelamente, durante todo o dia, existirão balcões de atendimento de várias entidades como o Microcrédito Social (ANDC), Microcrédito Bancário (bancos), QREN Empreendedorismo PO Algarve 21 (CCDR Algarve), PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural – Dinamização das Áreas Rurais do interior do Algarve Central (Associação In Loco), entre outras. Aqui vai ser possível esclarecer dúvidas e obter informações complementares.

A participação nas sessões e workshops é gratuita, mas os interessados terão de se inscrever em cada uma das sessões a que pretende assistir. As inscrições podem ser enviadas até ao dia 10 de abril. Ficha de inscrição disponível www.cm-loule.pt.

“A criação e consolidação de atividades económicas que respondam a necessidades de prestação de serviços e de fornecimento de produtos, que criem emprego, que potenciem a utilização e valorização de recursos humanos e materiais, impõem no momento presente um esforço de cooperação e iniciativa entre todos”, referem os responsáveis municipais.

 

PROGRAMA

09h30-09h45 – SESSÃO DE ABERTURA

APOIOS À CRIAÇÃO DO PRÓPRIO EMPREGO E DE PEQUENAS EMPRESAS

10h00-11h15 – Programa de Apoio ao Empreendedorismo e Criação do Próprio Emprego
Vítor Madeira – Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP

Destinatários: desempregados ou que não tenham exercido atividade profissional, jovens à procura do 1º emprego, trabalhadores independentes com baixos rendimentos, beneficiários de prestações de desemprego, outros empreendedores com ideias de projeto viáveis para criar e consolidar postos de trabalho sustentáveis.

11h30-12h45 – Microcrédito – Como aceder ao microcrédito social ou microcrédito bancário
Laura Soares – Associação Nacional de Direito ao Crédito

O microcrédito é um pequeno empréstimo bancário destinado a apoiar pessoas que não têm acesso ao crédito bancário, mas querem desenvolver ou dinamizar uma atividade económica por conta própria e, para isso, reúnem condições e capacidades pessoais que antecipam o êxito da iniciativa que pretendem tomar.

TÉCNICAS DE PROCURA DE EMPREGO
10h00-11h15 – Como elaborar um currículo
Maria João Figueiras e Susana Padre – Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP

Destinatários: Desempregados, jovens à procura do primeiro emprego, outro público que procura emprego mais compatível com as suas competências e/ou aspirações de realização profissional.

11h30-12h45 – O seu corpo também fala – a importância da linguagem corporal na apresentação em entrevista
Lurdes Silva – Instituto Universitário Dom Afonso III

Destinatários: Desempregados, jovens à procura do primeiro emprego, outro público que procura emprego mais compatível com as suas competências e/ou aspirações de realização profissional.

PROGRAMAS DE FINANCIAMENTO AO INVESTIMENTO EM ACTIVIDADES ECONÓMICAS

14h30-15h45 – PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural – Dinamização das Áreas Rurais do Interior do Algarve Central
Nelson Domingos – Associação IN LOCO

Programa de financiamento destinado a investimentos no interior do Algarve Central, nas áreas da Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola, na Criação e Desenvolvimento de Microempresas, no Desenvolvimento de Atividades Turísticas e de Lazer, de Conservação do Património Rural e nos Serviços Básicos para a População Rural.

16h00-17h15 – Apoios QREN Empreendedorismo
Patrícia Neto Martins – Programa Operacional Algarve21/CCDR Algarve
Carolina Travassos – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, CDE Faro

Sessão sobre incentivos a projetos com carácter inovador, que integrem recursos humanos qualificados e que correspondam a um investimento mínimo elegível de 50.000 euros. Concurso em vigor até 26 de Abril.

INFORMAÇÃO E APOIO À CONCRETIZAÇÃO DE PROJECTOS DE INVESTIMENTO

Como elaborar planos de negócios
1ª Sessão: 14h00 – 15h45
2ª Sessão (repetição): 16h00 – 17h45
João Amaro

Workshops para pequenos grupos, abordando os aspetos fundamentais a considerar na elaboração do Plano de Negócios

 

09h30 – 13h00/ 14h00 – 18h00

BALCÕES DE ATENDIMENTO

Os balcões de atendimento funcionarão em paralelo com as sessões de informação e workshops e nos intervalos das sessões, não carecendo de inscrição prévia, possibilitando desta forma o esclarecimento de dúvidas e obtenção de informações complementares.

Apoios ao Empreendedorismo e Criação do Próprio Emprego – IEFP, IP Centro de Emprego de Loulé
Microcrédito social – ANDC
Microcrédito bancário – Bancos
QREN Empreendedorismo – POAlgarve21/CCDR Algarve e IAPMEI
Documentação europeia sobre emprego, formação, empreendedorismo – Europe Direct do Algarve/CCDR Algarve
Inovação, Internacionalização e Programas Europeus – Enterprise Europe Network/CCDR Algarve
PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural – Dinamização das Áreas Rurais do Interior do Algarve Central – Associação IN LOCO
Licenciamento de atividades económicas – Câmara Municipal de Loulé

Comentários

pub