Espaço+ de Aljezur comemora seis anos com exposição coletiva

Roberto Chichorro, Guilherme Parente, Bartolomeu Cid dos Santos, Eduardo Nascimento, Moisés, João Moniz são alguns dos pintores e escultores que […]

Roberto Chichorro, Guilherme Parente, Bartolomeu Cid dos Santos, Eduardo Nascimento, Moisés, João Moniz são alguns dos pintores e escultores que integram a exposição comemorativa do 6º aniversário do Espaço+, em Aljezur, que amanhã, dia 25 de abril, será assinalado.

A mostra coletiva, com trabalhos pertencentes ao acervo da Câmara Municipal de Aljezur, poderá ser visitada até 30 de maio.

Com mais de 100 exposições apresentadas não só no seu espaço físico, mas também por espaços expositivos existentes nas freguesias, passaram nomes como Paula Rego, António Inverno, Teresa Magalhães, Rocha Pinto, António Moreira, Carlos Bajouca, Joaquim Baltazar, entre outros.

Escritores, autores, cineastas, juristas e tantos outros, marcaram também presença na série de desconversas, que ao longo destes seis anos o Espaço + apresentou. Entre eles, conta-se Moita Flores, Frei Bento Domingues, José Fanha, Sheik Munir, José Miguel Júdice, Marinho Pinto, Amadeu dos Anjos, António Reis. Ao todo foram mais de 80 des(conversas).

Momentos altos foram também os três Encontros de Escultura ao vivo que culminaram com a colocação, nas quatro freguesias do concelho, de esculturas de arte pública.

Houve ainda exposições temáticas, em estreita colaboração com entidades locais, nomeadamente a Santa Casa da Misericórdia, Paróquia de Aljezur e Associação de Defesa do Património de Aljezur, onde a junção de esforços e dedicação foi total, dando assim a dimensão e toda a dignidade nos trabalhos apresentados e temas abordados.

Gonçalo Couceiro, ex diretor regional de Cultura do Algarve, escreveu: ”bem sei que ultimamente por todo o país se têm construído centros culturais, galerias e equipamentos municipais, mas em todos eles, ou em grande parte, o que assistimos e o que se fez, foi procurar primeiro impressionar pela sua dimensão, pelo seu custo, pela sua área, pela sua arquitetura, enfim, por tudo menos pelo seu conteúdo ou programa, acerca do qual ninguém se interroga ou se atreve a… Como já se disse, quando se inaugura um monumento, à notícia interessa mais quem inaugura a obra do que o autor da obra. Para o espaço + o importante foi começar, como o era para Almada Negreiros. Não se esperou por condições ideais, não se caminhou para além do possível e do realizável, tratou-se de dar vida a um edifício quase anódino e mais do que insípido, mas, foram capazes de lhe dar uma alma. Essa é a gritante diferença, essa é a flagrante comparação inevitável, quando se vê tanta casca e tanto verniz em edifícios sem alma, sem programa e sem destino que lhes possa valer…”

O município de Aljezur aproveita a data comemorativa para expressar «a sua profunda gratidão a todos aqueles que sendo artistas, autores ou apenas amantes da cultura contribuíram de uma forma ativa e desinteressada no percurso destes seis anos de vida do Espaço+».

A exposição comemorativa poderá ser visitada de segunda-feira a sábado, das 10h00 às 18h00, encontrando-se encerrada aos domingos.

Comentários

pub