Curso sobre libélulas e libelinhas adiado para 5 e 6 de maio

O curso de observação e identificação de libélulas e libelinhas que decorrer em Querença, foi adiado para 5 e 6 […]

O curso de observação e identificação de libélulas e libelinhas que decorrer em Querença, foi adiado para 5 e 6 de maio, devido às condições meteorológicas que se prevêem para o próximo fim de semana.

O curso vai ter lugar no auditório da Fundação Manuel Viegas Guerreiro e em campo, em Querença, sob a responsabilidade de Nuno de Santos Loureiro, professor e investigador da Universidade do Algarve, que recentemente editou «Libélulas e Libelinhas no Algarve» em formato ebook.

O curso, promovido pelo Projeto Querença, destina-se a todos aqueles que pretendam iniciar-se no conhecimento e na observação das libélulas e libelinhas, insetos da ordem Odonata.

A fauna odonatológica algarvia é rica e diversificada: mais de 50 espécies em fase adulta (insetos voadores) podem ser encontradas na região, entre março e novembro de cada ano, distribuídas por praticamente todo o território, desde que exista água por perto. Há, por isso, muito para descobrir neste domínio da Biodiversidade regional.

O curso incidirá sobre os seguintes conteúdos programáticos: ecologia, biologia e os ciclos de vida das duas subordens e dez famílias de libélulas e libelinhas que ocorrem no Algarve; caraterização dos habitats e a relação entre habitats e espé­cies; taxonomia, métodos, chaves e critérios de identificação das diversas espé­cies; observação e fotografia de vida selvagem aplicada às libélulas e libelinhas e a participação voluntária no Atlas de Libélulas e Libelinhas do Algarve.

Os participantes que tenham binóculos poderão trazê-los para as sessões práticas, bem como botas de borracha. O programa pode sofrer alterações caso as con­dições climatéricas impeçam as sessões práticas.

Por fim, todos os participantes irão receber uma cópia do Guia Digital da Libélulas e Libelinhas do Algarve.

O curso de dois dias tem o valor de 20 euros para estudantes e de 25 euros para não estudantes.

A iniciativa é promovida pelo Projeto Querença e conta com o apoio da Fundação Manuel Viegas Guerreiro.

Para mais informações e/ou inscrições contacte o email ecoturismo@projectoquerenca.com

Comentários

pub