Ministra Elvira Fortunato inaugura requalificação da Residência Universitária de Gambelas

Esta é uma das três residências da Universidade do Algarve que estão a ser alvo de obras de renovação

As obras de requalificação da Residência Universitária de Gambelas, em Faro, vão ser inauguradas amanhã, dia 12 de Janeiro, às 17h00, por Elvira Fortunato, ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A ministra também irá visitar um dos apartamentos da residência e conversar com alguns estudantes.

No mesmo dia, às 18h30, Elvira Fortunato participa na sessão de encerramento do congresso que marca o início da estratégia de internacionalização da Universidade Europeia dos Mares, no Grande Auditório Caixa Geral de Depósitos do Campus de Gambelas.

Esta foi uma das três residências da Universidade do Algarve (UAlg) que foram alvo de obras de renovação, no âmbito de um investimento que rondou os 3,5 milhões de euros, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em cerca de 70%.

«Além do reforço estrutural, estas intervenções incidiram, sobretudo, ao nível da segurança contra incêndios, comportamento térmico e aumento da eficiência energética, conciliando os objetivos de uma gestão racional do consumo de energia, de acordo com os princípios de eficiência energética, com a garantia de conforto e salubridade do edifício», segundo a UAlg.

As instalações sanitárias das três residências também foram contempladas nesta remodelação. De forma a promover a eficiência hídrica, «a UAlg, para além da intervenção em toda a rede de adução de água e rede de drenagem de águas residuais, substituiu os dispositivos de uso de água por outros mais eficientes».

«Todas as intervenções de renovação dos edifícios integram a preocupação de uma adequada preservação e valorização da preexistência, bem como a sua conjugação com a melhoria das condições de bem-estar e qualidade de vida dos residentes. A melhoria da qualidade de vida e da habitabilidade estiveram sempre subjacentes a todas as intervenções, que também tiveram em consideração uma relação custo-benefício, no curto e longo prazo», acrescentou a universidade algarvia

Em termos de sustentabilidade social, «um dos objetivos é não só promover o respeito pela individualidade de cada residente, mas também a convivência entre si, com a adoção de espaços partilhados, como a existência de sala de convívio, de estudo e sala de refeições, promovendo a vivência em comum».

Entretanto, a UAlg já lançou um concurso público internacional para uma empreitada de renovação de mais uma residência universitária, a da Penha, em Faro. O investimento previsto para esta obra« é superior a 1,4 milhões de euros».

As intervenções já levadas a cabo incidiram sobre 237 camas e o concurso internacional para a residência da Penha contemplará mais 102 camas.

No seu conjunto, estas intervenções visam «continuar a providenciar alojamento de qualidade, a preços acessíveis, garantindo elevados padrões de bem-estar».

 

 



Comentários

pub