Algarvio Amaro Antunes foi o melhor português em dia de domínio italiano

O algarvio Amaro Antunes, 39º classificado, foi o melhor elemento da Seleção Nacional/Liberty Seguros na terceira etapa da Toscana – […]

O algarvio Amaro Antunes, 39º classificado, foi o melhor elemento da Seleção Nacional/Liberty Seguros na terceira etapa da Toscana – Terra de Ciclismo, uma ligação que assistiu ao domínio completo dos italianos, que conseguiram os três primeiros lugares na tirada e assumiram o comando da geral individual.

Sabia-se que a etapa de 145,6 quilómetros, com partida e chegada em Cavriglia, seria muito difícil, devido ao final em alto, mas o desempenho da seleção de Itália dinamitou completamente a corrida na derradeira ascensão. O melhor na jornada foi Manuel Bongiorno, seguido pelos compatriotas Fabio Aru e Mattia Cattaneo.

O festival transalpino permitiu a Fabio Aru a subida ao primeiro lugar da geral individual. O segundo é Mattia Cattaneo, com o mesmo tempo, e o terceiro é o belga Tim Wellens, a 9 segundos. O melhor luso é Amaro Antunes, 32.º, a 1m30s.

“A etapa decorreu sem grandes sobressaltos até à subida para a meta. Foram cinco quilómetros muito duros, devido a algumas rampas com 17 e 18 por cento de inclinação e devido ao ritmo fortíssimo dos italianos, que se revelaram absolutamente imbatíveis”, descreve o selecionador nacional José Poeira.

“O Amaro Antunes não conseguiu entrar bem colocado na subida e acabou por ceder bem mais do que esperávamos. Agora, não sendo fácil pensar em discutir a geral, vamos tentar subir nesta classificação e procuraremos lutar pelas duas etapas que ainda faltam”, conclui o técnico português.

Amanhã continuam as dificuldades. O pelotão vai percorrer 146 quilómetros, desde Terranuova Bracciolini até Cortona, com a chegada a coincidir com uma contagem de montanha.

 

Classificação

3.ª Etapa: Cavriglia – Cavriglia, 145,6 km

1.º Manuel Bongiorno (Itália), 3h56m11s (Média: 36,988 km/h)

2.º Fabio Aru (Itália), a 7s

3.º Mattia Cattaneo (Itália), mt

39.º Amaro Antunes (Portugal), a 1m37s

42.º Luís Afonso (Portugal), a 2m07s

53.º Fábio Silvestre (Portugal), a 3m05s

99.º Rafael Reis (Portugal), a 15m13s

101.º Ricardo Ferreira (Portugal), mt

 

Geral Individual

1.º Fabio Aru (Itália), 11h10m12s

2.º Mattia Cattaneo (Itália), mt

3.º Tim Wellens (Bélgica), a 9s

32.º Amaro Antunes (Portugal), a 1m30s

39.º Luís Afonso (Portugal), a 2m21s

45.º Fábio Silvestre (Portugal), a 2m58s

80.º Ricardo Ferreira (Portugal), a 22m28s

99.º Rafael Reis (Portugal), a 31m40s

 

Comentários

pub