Música XXI leva «Concerto de Aranjuez» a Beja, Lagoa e Faro

A Associação Música XXI vai levar a três palcos do Sul a aclamada obra do compositor espanhol Joaquín Rodrigo  «Concerto […]

A Associação Música XXI vai levar a três palcos do Sul a aclamada obra do compositor espanhol Joaquín Rodrigo  «Concerto de Aranjuez», interpretado por Eudoro Grade na guitarra e pela Orquestra de Bandolins da Madeira, dirigida por Eurico Martins.

Os Concertos de Páscoa da associação algarvia terão lugar a 30 de março no Teatro Pax Julia, em Beja, a 31 no Auditório de Lagoa, e no Teatro das Figuras, em Faro, a 1 de abril. Este último espetáculo terá um caráter solidário, com 1 euro de cada bilhete a reverter para o Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve.

Esta conhecida e aclamada obra do compositor espanhol, cego desde os 3 anos de idade e um dos nomes maiores da música do país vizinho, tem inspirado compositores dos mais diversos estilos, principalmente o 2º andamento, «Adágio».

Miles Davis, Paco de Lúcia, Júlio Iglésias, Andrea Bocelli, e Sarah Vaughan são exemplos de artistas que prestaram homenagem a este concerto, segundo a organização.

Também Eudoro Grade e a Orquestra de Bandolins da Madeira apresentarão uma «versão absolutamente original» desta obra. Eudoro Grade é o responsável pela Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve e principal dinamizador deste projeto.

«A Orquestra de Bandolins da Madeira, criada em 1913, com diversos discos e dvd editados, já atuou também em Espanha, Áustria e em especial na Inglaterra, onde se destaca o Concerto na Capela de St. Georges em Windsor, por ocasião das comemorações do Jubileu da Rainha de Inglaterra», acrescenta a Associação Música XXI.

Comentários

pub