Clubes aprovam alargamento para 2012/2013 sem descidas: equipas algarvias ficam onde estão

Portimonense e Olhanense – que apesar do 7º lugar ainda não garantiu matematicamente a permanência – poderão ter assegurado, nesta […]

Portimonense e Olhanense – que apesar do 7º lugar ainda não garantiu matematicamente a permanência – poderão ter assegurado, nesta segunda-feira à noite, a manutenção na Liga Orangina e Zon Sagres, respetivamente.

A Liga de Clubes aprovou em Assembleia-Geral o alargamento das ligas profissionais de futebol, sem que existam descidas de divisão, mas ainda falta a aprovação em sede da Federação Portuguesa de Futebol para que a decisão dos clubes se torne efetiva.

Em cima da mesa, havia a proposta de criar uma «liguilha» entre os dois últimos classificados da Liga Zon Sagres e o 3º e 4º classificado da Liga Orangina para decidir quem ocupava as duas vagas deixadas em aberto na liga principal – que vai ficar com 18 clubes – solução que os clubes rejeitaram.

Sem «liguilha», a solução encontrada foi deixar ficar tudo como está, ou seja, não desce ninguém. Em comunicado publicado no site da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, a entidade explica que «a proposta da liguilha como solução para apurar as duas vagas foi chumbada, tendo prevalecido uma solução de “repescagem” do 15º e 16º classificados da presente temporada, sendo que as duas vagas criadas pela não presença desses clubes na próxima edição da Liga Orangina serão preenchidas pelo 15º e 16º classificados da presente edição da mesma prova».

A Liga Orangina passará a ter, em 2012/2013, 22 equipas, sendo que serão incluídas 6 equipas B de clubes que militam na Liga Zon Sagres.

 

Comentários

pub