Prova de Abertura: Samuel Caldeira quebra o gelo no começo da época

O algarvio Samuel Caldeira (Carmim-Prio-Tavira) venceu hoje a Prova de Abertura – Troféu Cidade de Loulé, impondo-se, ao sprint, no […]

O algarvio Samuel Caldeira (Carmim-Prio-Tavira) venceu hoje a Prova de Abertura – Troféu Cidade de Loulé, impondo-se, ao sprint, no termo dos 145,3 quilómetros que ligaram a Quarteira ao centro do concelho louletano, numa competição disputada sob baixas temperaturas.

O corredor de 27 anos, natural de Vila Nova de Cacela, bateu Pedro Paulinho (Liberty Seguros/Feira/Specialized) e Bruno Sancho (LA-Antarte), segundo e terceiro, respectivamente.

A formação tavirense, mais rodada do que as demais pela participação de parte do plantel no Tour de San Luis, na Argentina, dominou as operações.

O “capitão” do bloco algarvio, Nelson Vitorino, foi o mais combativo da jornada, tendo cumprido grande parte da viagem em fuga, primeiro na companhia do jovem André Mourato (Libertty Seguros/Feira/Specialized) e depois em solitário. Foi alcançado já dentro dos últimos 20 quilómetros, mas só depois de dar muita luta e de obrigar as equipas adversárias a trabalho árduo.

Lançado pelo galego Alejandro Marque, Samuel Caldeira rematou da melhor forma o labor do coletivo. “Os meus colegas estão de parabéns. Quando se prevê uma chegada ao sprint, fazem sempre o possível para que eu ganhe. Nem sempre consigo agradecer com uma vitória, mas hoje isso foi possível. Estamos no início da época e espero que esta vitória traga muitas mais”, afirmou o sprinter algarvio após o primeiro sucesso de 2012.

A Onda-Boavista monopolizou as classificações secundárias: José Gonçalves estreou-se no pelotão profissional com a conquista da camisola da montanha e Daniel Silva ganhou as metas volantes.

Pedro Paulinho, segundo na geral, foi o melhor sub-23 e ajudou a Liberty Seguros/Feira/Specialized a impor-se por equipas.

Na próxima quarta-feira, dia 15, começa a Volta ao Algarve com a primeira etapa a decorrer entre Almancil e Albufeira, ao longo de 151 quilómetros.

Na quinta-feira, segue-se a segunda etapa entre Faro e Lagoa, num total de 187.5 quilómetros. A terceira jornada acontece na sexta-feira, com 194.6 quilómetros a fazerem a ligação entre Castro Marim e Malhão, em Loulé.

A quarta tirada, sábado, é composta por 186.3 quilómetros e une Vilamoura a Tavira. Finalmente, no domingo, o fecho dá-se com o contra-relógio de 25.8 quilómetros entre Lagoa e Portimão.

Por parte da Carmim-Prio-Tavira, os corredores a assinar o livro de ponto são Ricardo Mestre, Samuel Caldeira, Henrique Casimiro, Tomás Metcalfe, David Livramento, Alejandro Marque, Luís Silva e Amaro Antunes.

 

Classificação

Quarteira – Loulé, 145,3 km

1.º Samuel Caldeira (Carmim-Prio-Tavira), 3h39m53s

2.º Pedro Paulinho (Liberty Seguros/Feira/Specialized), mt

3.º Bruno Sancho (LA-Antarte), mt

4.º Jorge Montenegro (Louletano/Dunas Douradas), mt

5.º Rafael Silva (Liberty Seguros/Feira/Specialized), mt

6.º Delio Fernández (Onda-Boavista), mt

7.º Bruno Saraiva (Louletano/Dunas Douradas), mt

8.º José Gonçalves (Onda-Boavista), mt

9.º Filipe Cardoso (Efapel-Glassdrive), mt

10.º Alejandro Marque (Carmim-Prio-Tavira), a 5s

Comentários

pub