Fernando Dacosta e Miguel Real falam sobre “Natália Correia e Agostinho da Silva: os inconformistas” em Tavira

“Natália Correia e Agostinho da Silva: os inconformistas” é o tema da palestra com Fernando Dacosta e Miguel Real, marcada […]

“Natália Correia e Agostinho da Silva: os inconformistas” é o tema da palestra com Fernando Dacosta e Miguel Real, marcada para dia 11, às 16h30, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira.

Natália Correia (1923 – 1993) foi uma intelectual, poetisa e ativista social, assim como autora de uma extensa e variada obra.

Deputada na Assembleia da República interveio a nível cultural e patrimonial, na defesa dos direitos humanos e das mulheres.

Agostinho da Silva (1906 – 1994) foi poeta, filósofo e ensaísta português. No seu pensamento considerou a Liberdade a mais importante qualidade do ser humano.

Esta ação trata-se de uma iniciativa da Associação Internacional de Paremiologia (AIP- IAP), a qual conta com o apoio da Associação Agostinho da Silva e da Câmara Municipal de Tavira.

Fernando Dacosta licenciou-se em Filologia Românica. No entanto, orientou a sua carreia enquanto jornalista, tendo trabalho em vários jornais e revistas.

Homem de esquerda teve o privilégio de conviver com algumas das maiores figuras da cultura e da política portuguesa do século XX, designadamente, com Natália Correia e Agostinho da Silva.

Miguel Real é licenciado em Filosofia, pela Universidade de Lisboa, mestre em Estudos Portugueses, pela Universidade Aberta, professor de filosofia no ensino secundário, assim como colaborador permanente de órgãos de comunicação social.

No ensaio destacou-se com diversas obras e no drama escreveu também algumas peças, todas levadas à cena em teatros de Lisboa e arredores.

Comentários

pub