Faleceu Emídio Pinto, a «Velha Raposa» do ciclismo, que foi diretor-desportivo do Louletano e do Loulé

Emídio Pinto, 79 anos, faleceu na noite de Consoada, no Candal, Gaia, de onde era natural. O antigo corredor e […]

Emídio Pinto, 79 anos, faleceu na noite de Consoada, no Candal, Gaia, de onde era natural. O antigo corredor e ex diretor-desportivo foi traído pelo coração, sendo vítima de morte súbita.

Apesar de ter sido ciclista nas décadas de 1940 e de 1950, foi como diretor-desportivo, entre as décadas de 1960 e de 2000 (embora com alguns interregnos), que se destacou. A sabedoria com que abordava as corridas e as tácticas que lhe valeram inúmeros triunfos deram-lhe a alcunha de “Velha Raposa”.

Conquistou cinco edições da Volta a Portugal como diretor-desportivo e três como diretor-desportivo adjunto. Treinou o Sporting na Volta a França de 1984, de onde regressou com uma vitória de etapa por intermédio de Paulo Ferreira.

Foi selecionador nacional e treinou equipas como o FC Porto, agremiação de que era adepto indefectível, Sporting, Coimbrões, Louletano, Feirense, Canidelo, Canelas e Loulé.

Revelando grande humildade, aceitou ser, em final de carreira, adjunto de José Santos na Madeinox-Boavista, e, num dos interregnos na atividade de treinador, foi motorista das organizações de ciclismo do Jornal de Notícias.

Comentários

pub