Cabos das portagens da A22 incendiados perto de Olhão

Cabos de transmissão de dados das portagens da Via do Infante foram esta noite incendiados na zona de Olhão, apurou […]

Cabos de transmissão de dados das portagens da Via do Infante foram esta noite incendiados na zona de Olhão, apurou o Sul Informação.

Mais este caso de vandalismo – o quarto caso nas últimas semanas – deu-se fora da Via do Infante, durante a madrugada. Desconhecidos conseguiram incendiar cabos de transmissão de dados das portagens, acedendo a uma tampa da conduta que segue ao longo da estrada, cerca de 150 metros depois da saída de Olhão, no sentido de Tavira, e deitaram fogo à cablagem, provocando prejuízos e a interrupção da transmissão de dados.

Neste momento, segundo a Antena1, a Polícia Judiciária está no local a fotografar os estragos e os eventuais vestígios deixados pelo ou pelos sabotadores.

No local estão também elementos da GNR e técnicos da PT, estes últimos para tentarem reparar os cabos danificados.

José Domingos, da Comissão de Utentes da Via do Infante, já condenou mais este dado de vandalismo na Via do Infante. «Isto não é solução, é terrorismo, e nós somos contra, sempre condenámos estas atitudes, porque sempre fomos pelo diálogo», garantiu José Domingos.

«Neste momento, a Via do Infante está a receber 5% do tráfego que tinha antes do início da cobrança de portagens. Era preciso que os responsáveis por esta situação avaliassem estes números». Por isso, acrescentou, a Comissão de Utentes vai lançar, em breve, uma petição a pedir a suspensão das portagens.

Devido a mais este ato de vandalismo, está momentaneamente suspensa a transmissão de dados, embora os pórticos de cobrança das portagens continuem a funcionar e a registar as viaturas que usam a Via do Infante. Esses dados, segundo foi explicado recentemente, ficam armazenados e serão depois transmitidos.

No dia 17 de dezembro, uma outra caixa fora da Via do Infante, por onde passavam fibra ótica, foi vandalizada por fogo junto ao nó de Boliqueime.

Na noite de 13 de dezembro, um funcionário da Euroscut foi atingido por estilhaços provocados por um tiro, tendo ficado ferido sem gravidade, quando se deslocou ao pórtico de cobrança de portagens da A22 situado na zona da Guia, que se encontrava a arder.

Às 2h40 da madrugada de 12 de dezembro, um pórtico da A22, junto ao nó de Boliqueime, foi atingido a tiro por desconhecidos.

Depois destes atos de sabotagem, a divisão de trânsito da GNR colocou viaturas e agentes junto aos pórticos, mas isso, pelos vistos, não evitou a continuação do vandalismo.

As portagens começaram a ser cobradas na Via do Infante no dia 8 de dezembro.

 

 

Comentários

pub