Presidente da Assembleia da República inaugura iluminação de Natal do Refúgio Aboim Ascensão

Já começaram a ser montadas as três mil lâmpadas que este ano mais uma vez prometem encher de alegria e […]

Já começaram a ser montadas as três mil lâmpadas que este ano mais uma vez prometem encher de alegria e emoção o Natal das Crianças do Refúgio Aboim Ascensão, em Faro.

Há 26 anos que a tradição se cumpre e as duas árvores seculares do jardim do Refúgio recebem as luzes natalícias que iluminam um Natal diferente para Crianças entre os 0 e os 6 anos que recebem apoio desta instituição fundadora da Emergência Infantil  em Portugal.

Este ano, Assunção Esteves, a primeira mulher presidente da Assembleia da República portuguesa, vai presidir à  inauguração da iluminação natalícia, que acontecerá pelas 17h30 do dia 1 de dezembro.

A seu lado, vai contar com a presença do secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar João Casanova Almeida, e também de Fernando Negrão, presidente da primeira comissão da Assembleia da República para os Direitos da Liberdade e Garantias, e de Mendes Bota, presidente da Comissão para a Ética,a Cidadania e a Comunicação da AR.

Por sua vez, a visita da população aos mais pequenos vai acontecer a partir das 17 horas.

“É com enorme prazer que mais uma vez abrimos as portas desta instituição à população. E somos gratos à presença dos nossos ilustres convidados e à sua demonstração de afetos às nossas Crianças nesta santa quadra de Natal”, declara Luís Villas-Boas, diretor do Refúgio Aboim Ascensão.

No total são 3 mil luzes, distribuídas ao longo de 30 metros. Para as acender são precisos 17 interruptores; por cada interruptor ligado 200 luzes ganham vida!

Esta tradição é assegurada este ano graças ao apoio da Câmara Municipal de Faro e de Mecenato. E para a montagem das luzes a equipa do Refúgio Aboim Ascensão conta com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Loulé.

Ao longo de 35 dias – entre 1 de dezembro e 6 de Jjneiro – as luzes fotoelétricas vão acender-se a cada cair de noite para proporcionar a magia do Natal a que todas as Crianças têm direito.

A partir de dia 1 de dezembro o Natal ganha vida com as várias surpresas que particulares, entidades e associações vão proporcionar para os bebés e meninos do Refúgio Aboim Ascensão. “Apesar da crise económico-financeira a nossa instituição consegue, felizmente, manter uma situação estável porque quem nos tem ajudado continua a ajudar”, explica Luis Villas-Boas.

Até 1 de novembro de 2011 a equipa técnica desta instituição já tinha encaminhado para a família – original ou adoptiva – cerca de quatro dezenas de crianças.

Foi com satisfação que Luís Villas-Boas viu no início da semana o secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social anunciar a criação da «Agenda da Criança» durante o primeiro trimestre de 2012. Uma iniciativa em prol dos direitos das Crianças através da união de todos os setores da sociedade.

Comentários

pub