Plataformas anti-portagens na Via do Infante apresentam Providência Cautelar (atualizado)

A Comissão de Utentes da Via do Infante vai apresentar, na sexta-feira, uma Providência Cautelar contra a introdução de portagens […]

A Comissão de Utentes da Via do Infante vai apresentar, na sexta-feira, uma Providência Cautelar contra a introdução de portagens na A22, uma decisão que saiu de uma reunião de urgência dos membros deste grupo e do Movimento Anti-portagens na Via do Infante que decorreu ontem à noite em Loulé, revelou ao Sul Informação fonte da comissão.

Além desta medida, com a qual os seus promotores esperam poder suspender o pagamento de portagens, houve outras ações acordadas, nomeadamente uma nova marcha lenta. Iniciativas que serão divulgadas numa nota de imprensa conjunta que será ainda hoje enviada às redações, já que houve um acordo entre os elementos de ambas as plataformas para que a divulgação do que aconteceu na reunião fosse conjunta.

Nesta nota, também será anunciada a realização de uma conferência de imprensa, bem como da data e hora em que a Providência Cautelar vai ser apresentada ao Tribunal Administrativo de Loulé

O decreto de lei que determina a introdução de portagens nas até agora autoestradas Sem Custo para o Utilizador (Scut) foi publicado na segunda-feira em Diário da República. Na altura, o elemento da Comissão de Utentes da Via do Infante João Vasconcelos remeteu qualquer decisão sobre medidas a tomar para a reunião de ontem à noite.

Mas adiantou que já havia trabalho feito, no que à Providência cautelar dizia respeito, faltando apenas adaptá-la ao texto do decreto-lei que foi publicado.

De acordo com esse diploma, as portagens começarão a ser cobradas no dia 8 de dezembro, na A22, A23, A24 e A25.

 

Conferência de Imprensa agendada para sexta-feira

 

O futuro da luta  contra as portagens na Via do Infante vai ser revelado na próxima sexta-feira, 2 de dezembro, numa Conferência de Imprensa marcada para as 15 horas, na sala da Assembleia Municipal de Loulé. As diferentes entidades que estão a tentar evitar a introdução de portagens na A22 vão anunciar, neste encontro com os jornalistas, as decisões tomadas numa reunião que decorreu ontem, também em Loulé.

Uma das medidas, a entrega de uma Providência Cautelar, já é conhecida e a ela junta-se uma «ação simbólica de protesto», cujos moldes ainda se definirão, mas que não será uma marcha lenta, segundo fonte da Comissão de Utentes da Via do Infante. Até sexta-feira, esta ação deverá ficar delineada.

A convocatória hoje enviada às redações é subscrita pela Comissão de Utentes da Via do Infante, pelo Movimento Algarve – «Portagens na A22 Não!», nascido no Facebook, pelo Motoclube de Faro e pelo Movimento «Com Faro no Coração».

 

Atualizado às 16h45

 

 

Comentários

pub