Jovem cozinheiro do Alba Villas vence 7ª edição da Revolta do Bacalhau na categoria de Receita Rápida

Samuel Duarte, jovem cozinheiro do Alba Villas by Epikurean, venceu a categoria Rápida da 7ª edição da Revolta do Bacalhau, […]

Samuel Duarte, jovem cozinheiro do Alba Villas by Epikurean, venceu a categoria Rápida da 7ª edição da Revolta do Bacalhau, concurso nacional criado e promovido pelo Recheio e pela Norge. 

A final decorreu no passado dia 18 de novembro, na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, reunindo 16 jovens cozinheiros de todo o país, numa competição presidida pelo Chefe Hélio Loureiro.

Samuel Duarte participou na categoria de receita rápida – conceito moderno de fácil capacidade de reprodução em ambiente de restauração rápida e controlo de custos –, conquistando o júri com o seu “Pastel de Bacalhau da Noruega em grão”

A receita vencedora do jovem cozinheiro foi alvo de avaliação por parte de um júri especializado cuja apreciação e respectiva classificação incidiu em seis critérios distintos: Mise em place, Técnica e habilidade profissional, Higiene e método de trabalho, Apresentação, Sabor e Capacidade de reprodução da receita.

O jovem vencedor foi premiado com um curso intensivo no prestigiado Gastronomic Institute, na Noruega, onde receberá formação sobre o pescado.

Samuel Duarte disse que “é para mim uma grande honra ser reconhecido com este prémio. Foi um privilégio participar neste concurso, onde tive oportunidade de demonstrar, pela primeira vez, a minha criatividade e o aperfeiçoamento das técnicas que tenho vindo a aprender ao longo do meu percurso”.

Samuel Duarte dedica este prémio ao Alba Villas by Epikurean e ao Chef Louis Anjos, acrescentando ainda que quer “continuar a empenhar-me e a aprender no sentido de me tornar uma referência no setor gastronómico nacional e, concomitantemente, dignificar a instituição que represento e que me tem apoiado e incentivado ao máximo para que continue a crescer enquanto profissional de cozinha”.

A 7ª edição da Revolta do Bacalhau contou este ano com três categorias: Tradicional, Gastronómica e Rápida.

A Revolta do Bacalhau é um concurso nacional, criado pelo Recheio e pela Norge, onde são apresentadas novas propostas de receitas de Bacalhau da Noruega, procurando modelos tradicionais ou complementares de uso dos produtos, técnicas e equipamentos para a confeção e apresentação dos trabalhos a concurso. Este ano o concurso contou com um júri de relevo: os chefes Rui Paula, Jerónimo Ferreira, Frederico Carvalho, Nuno Barros, Orlando Esteves, Nuno Diniz e Vítor Matos, participaram no certame presididos pelo chefe Hélio Loureiro.

O Alba Villas by Epikurean é um resort de 5 estrelas situado junto à praia de Albandeira, perto de Carvoeiro (Lagoa).

Comentários

pub